Ajustando Memoria de Vídeo


A minha inspiração pra escrever este post foi  quando troquei minha placa de vídeo por um Nvidia de GB, mas que o Mac OS X só exibia como 2 GB, então me lembrei rapidamente que o Clover EFI possui a opção de alterar a quantidade de Memoria exibida, apenas alterando os números decimais no’ Config.plist’, mas como nem todos usam o Clover EFI vou mostrar aqui como fazer isso também no Chameleon.

Preliminares

Enquanto o Clover EFI usa números decimais o Chameleon usa Hexadecimais, por isso a importância de prestar atenção para não confundir.

Exemplos:

0x20000000 = 536870912 ( 512 MB)

0x40000000 = 1073741824 ( 1024 MB ou 1 GB)

0x80000000 = 2147483648 ( 2048 MB ou 2 GB)

0x160000000 = 5905580032 ( 4096 ou 4 GB)

Nos exemplos acima você percebe que listamos apenas até 2gb, mas isso não é problema para os números hexadecimais basta você dobrar o valor do primeiro numero; exemplo: no ultimo caso basta substituir o Nª 8 pelo Nª16 e vai ficar assim 0x160000000.

Para converter para números decimais você pode usar uma calculadora em modo de programador, você pode usar essa aqui Link.

Números vermelhos Hexadecimais, números pretos Decimais, então você usa os números vermelhos para o Chameleon e os azuis para o Clover EFI, ok.

Ajustando memoria de vídeo no Clover EFI

Se você já utiliza o Clover EFI a algum tempo já sabe a função do ‘Config.plist’ não é mesmo, então vamos a parte pratica.

Eu poderia explicar isso de duas formas, mas vou focar com o meio mais simples para agilizar para vocês.

Baixem o programa Clover Configurator

Depois de baixar o programa navegue até o menu ‘File/Open’ e abra o arquivo ‘Config.plist’, se ele foi instalado na partição EFI terá primeiro que montar ela o Clover Configurator também faz isso.

Depois de carregar o arquivo no programa basta abrir a aba ‘Graphics’ e preencher o campo VRAM com o numero decimal correspondente a quantidade real da memoria de sua placa de vídeo, um detalhe importante e preencher sempre com o “-” antes do numero; exemplo: “-2147483648”, depois é só salvar a alteração e deixar o arquivo no lugar certo onde foi instalado.

Ajustando memoria de vídeo no Chameleon

Primeiro de tudo você deve baixar dois arquivos;

gfxutil

osx86tools

Primeiramente temos que descobrir quais propriedades o Chameleon esta atribuindo a placa de vídeo, para isso vamos rodar esse comando;

ioreg -lw0 -p IODeviceTree -n efi -r -x | grep device-properties | sed ‘s/.*<//;s/>.*//;’ > ~/Desktop/device-properties.hex

Agora você pode ver um arquivo salvo na sua área de trabalho chamado ‘device-properties.hex’.

O próximo passo é salvar o arquivo ‘gfxutil’ na área de trabalho do OS X e depois rodar o comando  cd ~/Desktop
./gfxutil -s -n -i hex -o xml device-properties.hex device-properties.plist

Agora você tem uma versão do arquivo ‘device-properties.plist’ na extensão ‘plist’, abra o arquivo com um editor de texto e encontre a chave;

<key>VRAM,totalsize</key>
<string>0x160000000</string>

Como você pode perceber na segunda linha você vai colocar o numero hexadecimal correspondente a memoria de sua placa de vídeo.

Converta novamente o arquivo para ‘hex’ com esse comando ./gfxutil -i xml -o hex device-properties.plist device-properties-new.hex

Nesta etapa você pode abrir o programa osx86tools e clicar no botão “Add EFI Strings/Boot Flag”,

Na janela que se abre click em “Import Hex/Plist”.

Depois em “Impot File” e escolha o “device-properties-new.hex” agora você percebe que no primeiro campo é exibido a versão plist do arquivo e no campo abaixo a versão Hexadecimal EFI String, copie o código que é exibido abaixo, copie o string do arquivo device-properties-new.hex para a chave device-properties no arquivo /Extra/org.chameleon.Boot.plist (código exibido abaixo).

Veja como fica;

<key>device-properties</key>
<string>cole o string aqui</string>

osx86tools-memoria de video

Se o seu “org.chameleon.Boot.plist” não tem a chave.

<key>device-properties</key>
<string>cole o string aqui</string>

É só adicionar ela seguindo os parâmetros de alinhamento do arquivo.

Bom já que você adicionou ao Chameleon todas as informações de sua placa de vídeo a chave não terá mais sentido ou serventia você pode excluir ela ou deixar como No no valor da chave.

<key>GraphicsEnabler</key>
<string>Yes ou No</string>

Juciano

Asus s4000CA Asrock H67ITX HT i5 3570k SSD 120GB + HD 750GB 8GB Memoria Nvidia GT 630

Posts relacionados

Como exibir porcentagem de Bateria em Hackintosh

Neste post rápido vou ensina-los alguns meios pelos quais você pode obter o funcionamento do gerenciamento de energia da bateria em Hackintosh portátil. Com certeza nas pesquisas de como configurar a bateria em um Hackintosh feito em um notebook a primeira posição será Voodoo Battery, e digo que em muito casos realmente o Voodoo Battery […]

Continue lendo

Como configurar TouchPad no Hackintosh

Juciano

3 de outubro de 2016

Artigos

21 Comentários

Bom eu reparei que nunca tinha falado especificamente sobre o assunto aqui no blog e hoje vou apresentar algumas opções de como deixar o touchpad no hackintosh 100%. É frustrante instalar o MacOS em seu notebook e acredite instalar MacOS em notebook não é tão simples quanto parece, por se tratar de um hardware fechado […]

Continue lendo
  • Walter

    Olá, tudo bem?
    1)Meu vídeo está dando uns legs, queria saber se com o ajuste da memória isso vai ser ajustado?
    2)Como descubro o número exato da memória da minha placa?
    3)Preciso usar boot flag para validar essa alteração no config.plist?

  • nao consigo de maneira alguma ativa minha gts450 ja instalei kexts, ja usei a flag GraphicsEnabler=yes ja usei os injetores nvenabler…e aqueles outros..nao ativa mais nem FUUUU…kk tem como me ajudar pq so ta faltando isso pra fica 100% muito obrigado desde jah

  • christianvq@gmail.com

    teria como me ajudar a ativar a aceleração grafica da minha placa Intel HD 3000? pois consegui ativar a uns dias atras, mas reinstalei o Mavericks e agora nao consigo ativar de novo.

    • Juciano Carvalho

      você precisa de uma smbios de macbook pro 8 na pasta “Extra” do hackintosh

      • christianvq@gmail.com

        é só colar na pasta extra qualquer smbios com macbook pro 8,1? tem como salvar do chameleon wizard?

        • Juciano Carvalho

          Sim use o Chameleon wizard

          • christianvq@gmail.com

            Finalmente consegui ativar minha placa HD 3000, só que percebi que toda vez que ativo o QE/CI meu itunes para de funcionar.pois instalei tudo do zero novamente e itunes funcionando, ativei a placa e adivinha? ele abre aparece uma mensagem de erro e logo em seguida fecha. O que devo fazer?

  • Kayque Carneiro

    Ola Juciano Carvalho ando lendo bastante seus postes e achei o Site Ótimo, e pude perceber que entende muito dos hackintosh , se você poder me dar uma luz , eu só extremamente novo no mundo dos Hackintosh porem já li bastante coisas sobre o assunto
    A 3 dias atrais compre um Notebook da Lenovo Ideapad z400 , tentei instalar um distro do Mac que foi a iATKOS_ML2 porem com graves erros . Ele inicia a instalação normal porem o Mouse e teclado não funciona , apenas uma porta USB pega e notei que não estava com aceleração gráfica. Quero que você me deem um luz pois sei que funciona porem preciso de ajudar , ficaria grato com a ajuda de vocês !

    Minhas configurações são essas

    Intel(R) Core(TM) i5-3210M CPU @ 2.50GHz
    Intel(R) HD Graphics 4000
    Chipset
    Northbridge Intel Ivy Bridge rev. 09
    Southbridge Intel HM76 rev. 04
    Memory Type DDR3
    Memory Size 8 GBytes

    Um Print Do System Info

    http://imageshack.us/photo/my-images/18/wa0q.png

    • Juciano Carvalho

      Então durante a instalação a aceleração não acontece mesmo, mas depois vai funcionar com a HD4000, para ter os USB reconhecidos inicie com o comando ‘USBBusFix=Yes’

  • Rafael

    Gostaria de saber como posso instalar ou saber se meu hack esta com os driver de video instalado corretamente tenho um ati readon 4650.
    so aparece 7mb de memoria

    • Juciano Carvalho

      Bom isso depende se seu computador tem aceleração gráfica e tudo mais, veja por exemplo se a barra superior esta transparente se estiver é sinal que esta ok,.

    • Juciano Carvalho

      Não tem suporte

Carregando...