Apresentado o Mac OS X Mavericks (10.9)

Mac OS X Mavericks (10.9)
Mac OS X Mavericks (10.9)

Mac OS X Mavericks

Depois de muito disse-me-disse a Apple finalmente mostra as caras da nova versão do seu Sistema Operacional, o Mac OS X Mavericks (10.9) que vem trazendo melhorias em seu desempenho e facilidades em seu manuseio além da promessa de ser 1.5x mais rápido que o Mountain Lion mesmo fazendo sua bateria durar até 72% a mais que o habitual.

Dentre as novidades interessantes está o Finder Tabs, que combina diversas janelas em apenas uma tela, e visualização de janelas em tela cheia (algo a meu ver que já tinha em alguns aplicativos na versão anterior) e o recurso de Tags, onde você pode marcar um aplicativo (como uma forma de categoria) facilitando a procura destes.

Finder Tabs
Recurso de ‘Tabs’ permite agrupar diversas janelas do Finder em abas no Mac.

Outro recurso que chamou a atenção, é o que recurso de telas múltiplas que permite, na mesma interface, combinado com o AppleTV, colocar o menu, dock e aplicativos em até três monitores (creio eu que seja algo como virtualização da área de trabalho).

O Safari vem com alguns ajustes também, como pausar uma página, isto é, rodar em segundo plano liberando memória extra, economizando bateria e aumentando o desempenho (algo herdado do iOS). Ganhou uma nova página inicial, barra lateral com favoritos e lista de leitura (artigos salvos anteriormente pelo usuário) – Algo, a meu ver, já existente no Internet Explorer.

iCloud Keychain
Informações sensíveis como senhas de números de cartão de créditos serão sincronizadas via iCloud.

Levou o Keychain para o iCloud, permitindo sincronizar informações como senhas e cartões de créditos em outros dispositivos.

A barra de notificação agora permite que o usuário interaja rapidamente com certos aplicativos, além de integrar notificações do iOS direto no Mac e vice-e-versa.

O calendário foi totalmente redesenhado com novas cores e design plano, para dar aspecto parecido ao do iOS 7, e ao criar um evento, como uma reunião em pizzaria, o aplicativo sugere pizzarias próximas.

Agora conta com um aplicativo de mapas com a possibilidade de enviar as coordenadas diretamente para o iPhone e o iBooks, já disponível no iOS, com todo seu acervo de quase 1,8 milhão de livros.

Para competir com o Google e com a Microsoft, ela levou o iWork para o iCloud (chamando-se iWork for iCloud) permitindo usá-lo no PC, via browser, e sincronizados com todos os dispositivos (Mac, iPhone, iPad) via iCloud automaticamente.

Então é isso, vamos esperar a chegada e ver se as promessas serão cumpridas no OS X Mavericks!

Heron Santos

Sou analista de sistema, especialista no desenvolvimento de aplicações para web com processos internos, centros de controle e integração de sistemas.

Posts relacionados

Gigabyte Brix Hackintosh

Juciano

7 de Janeiro de 2018

Artigos, Mac Custom

4 Comentários

Olá meu amigos leitores, estou aqui para trazer uma configuração de hackintosh bem bacana montada em um Gigabyte Brix, sim aqueles computadores compactos. Existem diversos fabricantes que constroem esse tipo de computador entre eles Intel, Asus, MSI e Gigabyte, eu escolhi o Gigabyte exatamente pela marca ter um bom histórico de compatibilidade com hackintoshes, e […]

Continue lendo

Corrigir o TrackPad no High Sierra ( ELAN, FocalTech and Synaptics)

Olá meus amigos leitores, aqui estou eu mais uma vez para relatar uma forma de corrigir o trackpad no High Sierra. Este post não pretende resolver todos os problemas relacionados a trackpad, esse post é destinado a touchpad das marcas . Para outras marcas você pode dar uma olhada no repositório do https://github.com/RehabMan , muito bem dito […]

Continue lendo




Categorias