Ativar Suporte Trim em Hackintosh

Juciano

5 de janeiro de 2015

Artigos

26 Comentários


Desde o lançamento do OS X 10.6.8, a Apple vem permitindo o comando TRIM para SSDs no OS X. Este apoio continua no OS X Yosemite, porem o recurso funciona apenas em SSDs da Apple.

O que é TRIM?

TRIM é um recurso importante para SSDs que mantém o SSD em ordem de forma que você pode conseguir mais velocidade em leitura e gravação, bem como uma maior vida útil para o seu SSD. Por isso pode se perceber que Trim é algo importante para a integridade de sua maquina.

Depois de uma breve descrição sobre a importância de habilitar este recurso no OS X, vamos analisar os meios pelo qual podemos obter este recurso em hardware não Apple.

 

  01-Por Comando no Terminal

Este método é realmente muito eficiente, porem tem a desvantagem de toda vez que você atualizar sua maquina ter que refazer o processo pois a kext IOAHCIBlockStorage.kext vai ser atualizada para uma nova versão, dito isto vamos lá:

Salvar uma copia de IOAHCIBlockStorage.kext

sudo cp /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage /IOAHCIBlockStorage.original

Aplicar o patch na kext

sudo perl -pi -e ‘s|(\x52\x6F\x74\x61\x74\x69\x6F\x6E\x61\x6C\x00).{9}(\x00\x51)|$1\x00\x00\x00\x00\x00\x00\x00\x00\x00$2|sg’ /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS/IOAHCIBlockStorage

Limpar o cache das kexts

sudo kextcache -system-prelinked-kernel
sudo kextcache -system-caches

Reinicie o hack e pronto

02-Usando o Clover

O Clover com certeza é uma ótima ferramenta para configurações hackintosh, e usando ele para resolver esse problema, claro se já usa Clover como bootloader tem a vantagem de não precisar refazer o processo toda vez que o OS X for atualizado, então vamos lá:

            <dict>
                <key>Comment</key>
                Enable SSD Trim
                <key>Find</key>
                <string>4150504c 45205353 44</string>
                <key>Name</key>
                <string>IOAHCIBlockStorage</string>
                <key>Replace</key>
                <string>00000000 00000000 00</string>
            </dict>

Essa informação deve ser inserida no arquivo config.plist, dentro da chave KernelAndKextPatches, veja como vai ficar o arquivo:

<key>KernelAndKextPatches</key>
    <dict>
        <key>Debug</key>
        <false/>
        <key>KernelCpu</key>
        <false/>
        <key>KernelPm</key>
        <false/>
        <key>KextsToPatch</key>
        <array>
            <dict>
                <key>Comment</key>
                Enable SSD Trim
                <key>Find</key>
                <string>4150504c 45205353 44</string>
                <key>Name</key>
                <string>IOAHCIBlockStorage</string>
                <key>Replace</key>
                <string>00000000 00000000 00</string>
            </dict>
        </array>
    </dict>
            

Você também pode inserir essas informações usando o Clover Configurator, de uma forma bem simples:

Ao analisar as informações acima vemos que as informações possui chaves e string com nomes e valores então fica fácil basta passar as informações nos devidos campos como se vê na imagem:

Você precisa carregar o arquivo com o File/Import Configuration, depois de inserir as informações em File/Export Configuration.

trim

03-Para os demais casos

Bom para os demais casos como por exemplo quem usa o Chameleon ou Chimera, usaremos uma programa de terceiro o Multibeast, olha só como é fácil, porem vai precisar refazer isso sempre que atualizar o OS X:

trim

Pessoal em todos os casos é necessário reiniciar  maquina para ter resultado. E por ultimo para saber se deu certo abra a janela Informações do Sistema, e de uma olhada em SATA/SATA/Express, selecione o seu SSD e veja nas informações se o Trim esta ativo.

trim

Juciano

Asus s4000CA Asrock H67ITX HT i5 3570k SSD 120GB + HD 750GB 8GB Memoria Nvidia GT 630

Posts relacionados

Como configurar TouchPad no Hackintosh

Juciano

3 de outubro de 2016

Artigos

21 Comentários

Bom eu reparei que nunca tinha falado especificamente sobre o assunto aqui no blog e hoje vou apresentar algumas opções de como deixar o touchpad no hackintosh 100%. É frustrante instalar o MacOS em seu notebook e acredite instalar MacOS em notebook não é tão simples quanto parece, por se tratar de um hardware fechado […]

Continue lendo

Web Drivers para MacOS Sierra

Juciano

8 de julho de 2016

Artigos

20 Comentários

Aqui no blog sempre trazemos informações sobre Web Drivers da Nvidia, (Web Drivers são drivers originais da Nvidia para plataformas Windows, Linux e MacOS, apesar da Apple já disponibilizar seu próprio driver para placas Nvidia). E nessa semana a Nvidia disponibilizou Web Drivers para MacOS Sierra. Se deseja utilizar esses drivers faça o download aqui […]

Continue lendo
  • Muito bom o conteúdo do seu site. Gostaria de saber se tem sugestão de algum notebook para hackintosh vendido no Brasil. Sou usuário de um mac book pro(blem) 2011 com problema de solda na GPU. To correndo de hardware da Apple, mas gosto do osx.

    • HP Probook todos são bons, mas eu tenho um Ultrabook Asus s400 que funciona muito bem, só precisei trocar a wifi coisa de 25 reais

      • Trocou a WiFi dele por qual modelo?

        • Tem um tutorial completo dele no fórum sucesso asus s400 da uma olhada lá

Carregando...