Bootloader Ozmosis


A um tempo atrás escrevi no blog sobre uma linha de placas mãe que prometia dar boot em qualquer sistema operacional, a Quo Computer lançou diversos modelos de placas mãe para a tal finalidade, porem a placa-mãe Z77MX-QUO-AOS da Quo Computer, vem com uma BIOS modificada e um bootloader Ozmosis, que supostamente pode executar qualquer sistema operacional.

Com essa base nessa informações o xpamamadeus criou algo incrível, que foi trazer o bootloader Ozmosis para placas mãe UEFI de outras marcas, você ainda pode injetar kexts, modificar smbios , inserir boot flags, DSDT também.

O que muda com o Bootloader Ozmosis?

Quando instalamos o OS X em um HD de computador não Apple, também precisamos instalar um bootloader, um programa que emula a EFI de um Mac, por isso a necessidade do Clover EFI ou Chameleon, EFI é um tipo de BIOS usado pelo computadores Apple que foi criada pela Intel, então podemos dizer que enquanto Computadores comuns usam a BIOS, os Macs usam a EFI.

Mas você deve estar se perguntando sobre as novas BIOS UEFI, então essas BIOS são a evolução das antigas e elas já abriram um grande caminho para o OS X entrar em computadores não Apple, mas antes dela o Hackintosh já existia muito bem, e ainda com bons recursos.

Em resumo o que percebemos é que independente de ser BIOS antiga ou UEFI ainda precisamos de um Bootloader instalado no disco rígido do computador, e toda vez que você formata o HD precisa reinstalar o bootloader, mas você também percebeu que pra iniciar o Windows em seu computador não é necessário instalar nada a mais que o próprio Windows, e no caso do OS X em computadores Apple a mesma coisa instalamos apenas o OS X e pronto. Na verdade as firmwares de cada tipo de computador é feita para determinado sistema operacional tornando desnecessário o uso de programas de boot.

Mas com o bootloader Ozmosis isso muda totalmente, porque ele é instalado dentro da própria BIOS UEFI, na verdade introduzido em uma Rom que posteriormente deve ser usada pra substituir a sua antiga BIOS UEFI, e junto com ele você pode colocar outras coisas como kexts e instruções para o OS X seguir quando estiver sendo inicializado. Assim tornando desnecessário a instalação de kexts sempre que fazer alguma alteração no OS X, instalações limpas , direto do App de instalação, atualizações limpas, no seu HD apenas o sistema operacional, para quem usa dual boot escolha de sistema operacional diretamente no menu de boot da própria BIOS, já que o bootloader torna-se parte da BIOS.

Realizando a modificação na BIOS

Antes de mais nada tenha em mente que isso pode não funcionar para todos.

Vamos precisar de alguns arquivos para realizar a tarefa, para isso vá nesse link e baixe tudo quer for pedido no tutorial, é uma pasta do meu dropbox com os arquivos que eu usei.

O processo deve ser realizado pelo Windows já que encontrei o MMtool  apenas para essa plataforma.

Vá até o o site da fabricante de sua placa mãe baixe a ultima versão da BIOS ou a que esta usando no momento, para a edição com o MMTool.

 

Primeiro de tudo, você vai precisar liberar algum espaço no firmware atual para conseguir inserir os arquivos dentro. Verifique quanto espaço livre existe no firmware usando MMTool. Há tipicamente 7 KB livre em um BIOS Gigabyte intocada. Vídeo

 

Para conseguirmos mais espaço vamos comprimir o arquivo COREDXE, veja como no vídeo abaixo;

 

 

Excluir o driver do sistema de arquivos padrão do firmware, porque você vai usar uma versão melhorada que funciona melhor com Ozmosis, vídeo;

 

Injetar Ozmosis e os outros drives FFS  no firmware vídeo;

 

Para injetar kexts em Ozmosis, elas devem ser convertidas para o formato FFS, o que pode ser conseguido usando um script chamado “Kext2Ffs” por FredWsta e STLVNUB.(também incluso no dropbox)

Copie suas kexts para a pasta “kexts” dentro da pasta do script, execute o script “KextToFfs.command”(esse processo é executado no OS X).

 

 

Agora use o MMTool para injetar as kexts  FFS no firmware (comprimido ou descomprimido não fazer a diferença em termos de funcionalidade), vídeo;

DSDT Onde fica?

Você pode colocar seu DSDT em “EFI / Quo / Acpi / Load”

Flags de inicialização

Defina-os em NVRAM através  do terminal

 

Atualizando a BIOS

 

Gigabyte

O utilitário de atualização da Gigabyte é o Q-Flash localize ele no seu menu de BIOS UEFI, ao clicar para abrir ele vai exibir uma janela perguntando se deseja utilizar o utilitário.

BIOS-UEFI

Após confirmar você devera escolher o pendrive como a fonte onde se encontra a BIOS escolha o arquivo com o nome da BIOS no formato ROM e clicar nela para atualizar. Após a atualização a maquina vai reiniciar sozinha( em hipótese alguma desligue seu computador durante o processo).

Asus

Para atualizar  BIOS da ASUS, depois de feito os processos anteriores, vamos entrar na configuração de BIOS e procurar pelo utilitário “EZ-Flash” para isso click no botão “Exit/Advanced Mode”  confirme “Advanved Mode”e depois no botão “Tool”.

BIOS UEFI - Bootloader Ozmosis

 Agora escolha o utilitário EZ-Flash. navegue até o pendrive e escolha o arquivo ROM com o nome da BIOS e atualize (não desligue a energia durante o processo).

BIOS UEFI - Bootloader Ozmosis

Para os modelos mais recentes de placas ASUS BIOS UEFI.

Se mesmo ter um processador e memoria conectados, e tendo apenas que ligar a placa a fonte de energia você pode atualizar a BIOS de sua placa mãe (verifique se a sua placa tem essa opção na parte de traz como mostra a imagem).

BIOS UEFI

Para atualizar com esse método basta salvar o arquivo “ROM” no pendrive como dito anteriormente e espetar o pendrive na porta USB como mostra a imagem, ligue a maquina e aperte o Botão “BIOS”

Region+capture+3, BIOS UEFI - Bootloader Ozmosis

 

Agora que sua BIOS esta atualizada você poderá iniciar o OS X ou outro sistema sem necessidade de bootloader Clover ou Chimera, voc~e pode escolher o sistema que vai iniciar com o gerenciador de boot da BIOS.

Outro detalhe é lembrar que sempre que você atualiza a BIOS ela volta a configuração original tipo “IDE” deve ser mudado para “AHCI”, e mais outras coisas.

Conclusão

É um trabalho novo e ainda pode apresentar alguns problemas, porem é algo muito interessante pensar que apenas atualizando sua BIOS, você poderá ter uma placa com suporte a inicialização de qualquer sistema operacional inclusive o OS X. Ainda não sei tudo sobre o Bootloader Ozmosis, conforme vou aprendendo mais vou postando aqui, e você também contribuir com mais informações.

Fonte e créditos: Insanelymac

Boas fontes de discussão sobre o assunto:

http://www.projectosx.com/forum/index.php?showtopic=3018&hl=ozmosis

http://www.insanelymac.com/forum/topic/291655-ozmosis/

Juciano

Asus s4000CA Asrock H67ITX HT i5 3570k SSD 120GB + HD 750GB 8GB Memoria Nvidia GT 630

Posts relacionados

Como exibir porcentagem de Bateria em Hackintosh

Neste post rápido vou ensina-los alguns meios pelos quais você pode obter o funcionamento do gerenciamento de energia da bateria em Hackintosh portátil. Com certeza nas pesquisas de como configurar a bateria em um Hackintosh feito em um notebook a primeira posição será Voodoo Battery, e digo que em muito casos realmente o Voodoo Battery […]

Continue lendo

Como instalar o MacOS em um HD externo

MacOS HD externo. Muitas pessoas tem vontade de experimentar o MacOS em seus computadores, porem tem medo de perder as configurações e arquivos presentes no computador Windows, e ainda a incerteza de saber se o sistema vai ou não funcionar. Em maquinas virtuais você pode ter a oportunidade de testar o sistema, porem não é […]

Continue lendo
  • Juliano, tu poderia fazer a alteração, por favor.
    Quando tento está dando erro no firmware na hora de salvar,
    Link: http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/LGA1155/P8H61-M_LE_BR/P8H61-M-LE-BR-SI-4307.zip

  • Bruce

    Será que daria certo no notebook lenovo g480?

    • Funciona para Bios UEFI, porém precisa ver se o utilitário de atualização vai aceitar a versão modificada

  • Wendell

    Será que dá certo em uma ASUS P8H61-M LX3 R2.0?!

  • Rodrigo

    Ola Juciano, tenho uma z77x-d3h fiz como no seu tutorial e deu tudo certo agora noa consigo fazer funcionar o iMessage algem tem alguma ideia de como resolvo isso

  • Juciano, fui tentar fazer o procedimento. Quando estou adicionando os arquivos “.FFS”, no máximo eu consegui adicionar uns 5, depois recebo erro de firmware. Fui verificar se ainda tinha mais espaço em “Bytes” para adicionar os outros arquivos “FFS” que faltam para mim. E me mostrava 0 Bytes.
    Fui no fórum do InsanelyMac. Um amigo lá, fez o procedimento pra mim. Atualizei a BIOS da minha placa-mãe, mas o Bootloader Ozmosis não reconhece a minha placa de vídeo (ASUS Radeon HD 7750). Ficando com a resolução incorreta durante o boot do OS X, quando é para carregar a “Mesa/Desktop” , entro em uma tela preta e no monitor fica piscando a luz de standby. Parecendo que não há sinal de vídeo.
    A minha placa-mãe é uma Gigabyte GA-B75M-D3H revisão 1.0, e estou usando a última atualização da BIOS a “F15”. Fiz o procedimento com esta versão. E tive que voltar com a BIOS original da minha placa.

    • O meu está funcionando bem e uso essa placa tbm

      • Amigo, você poderia me passar o seu “BIOS” modificado? O meu único problema é, quanto a ativação da minha placa de vídeo, que o Bootloader Ozmosis não ativa ela ou não identifica a mesma.
        Só sei ativar pelo Clover EFI ou pelo Chameleon. Esse requer pesquisa e o pessoal tem que aperfeiçoar mais a compatibilidade com alguns hardware’s.

        • Blz se me fala quais parâmetros você usa no bootloader normal

          • Ficaria mais fácil, se vc pudesse ver o meu “config.plist”. Que tem as informações do “SMBios” que uso e tudo.
            Link: https://www.dropbox.com/sh/wvis6uet7iqgoqc/AAAsMupRRWZBs9gjkaJI5FDYa?lst

            Neste link tem o meu “DSDT”, “SSDT” e o método de instalação pelo CloverEFI. Se precisar ou não.

          • Já tentou colocar o dsdt na pasta certa que do Ozmosis? Acho que resolveria o problema

          • Eu nem sequer conseguia entrar no ambiente do OS X (Desktop). Para fazer isso amigo. Tentei de tudo para entrar na “mesa” e nada. Pelo Clover eu tinha kernel panic, não importava a flag que eu usasse. Minha suspeita para esse problema, poderia ser o NVRAM que estivesse causando isso. E eu não sei como resetar a NVRAM por esse método.

          • É mais você colocou o fakesmc na Bios tbm né?

          • Sim coloquei. O mesmo “fakesmc” do seu link do Dropbox. E mais, esse seu fakesmc está na versão: 6.9.1315? Pois é esse que uso atualmente.

          • vou ficar devendo a versão Jorge, estou resolvendo um problema relacionado ao blog e em breve te envio a BIOS modificada blz

          • OK. Eu que devo lhe agradecer por sua ajuda e disposição.

  • Juliano, boa tarde..!!
    Então, não consegui injetar as .ffs na rom. Gostaria de saber se por gentileza você poderia infeta-las para mim. Segue abaixo link para download da rom.
    http://downloadcenter.samsung.com/content/FM/201101/20110103133529615/BIOSUpdate.exe
    Caso não consiga baixa-la pelo link acima, procure por Samsung RF511-SD4.
    Desde já fico muito grato,
    Abraços..!!

  • Se eu realmente entendi o Post, a única vantagem é de não precisar instalar o Bootloader na raiz do HD?

  • Poderia me fazer o rom para esse modelo ASUS N43SN???
    O bios pode ser encontrado aqui, porém nao consegui aplicar os patchs …

    http://www.asus.com/Notebooks_Ultrabooks/N43SN/HelpDesk_Download/

    Desde já agradeço!

    • Sim, quando ficar pronto te aviso

      • Ronaldo Cavalcanti

        Juciano, já tentei de diversas formas mas tem .FFS que não insere, da um erro relacionado a Firmware.

        Tem como tentar pra mim?

        Link para download da bios: http://download.gigabyte.us/FileList/BIOS/mb_bios_ga-h87m-d3h_f9.zip

        • Amigo não é erro, e sim é falta de espaço! Também acontece isso comigo. Quando vou adicionar o o 5 arquivo “FFS” dá erro. Verifiquei o quanto ainda tinha de espaço. Estava me mostrando 0 Bytes.

          • Ronaldo Cavalcanti

            Não é falta de espaço. Quando vc tenta colocar o arquivo que da o erro de Firmware ele buga e fica sem espaço. Mas se vc reiniciar e antes de colocar esse arquivo ainda tem espaço.

  • DUAS PERGUNTAS, ESSE PROCESSO SERVE PARA NOTEBOOKS, E CASO DÊ ALGO ERRADO CAUSARA ALGUM PROBLEMA NA BIOS OU NAS INSTALAÇÕES DOS SISTEMAS OPERACIONAIS NÃO APPLE, DESDE JÁ OBRIGADO.

    • Não mencionei, mas sugiro deixar em uma pasta dentro do pendrive a versão original da BIOS caso ocorra algum problema
      Eu não testei em notebooks ainda, mas se a BIOS dele for UEFI creio que funcione sim

  • Juciano, boa noite..!!
    Primeiramente obrigado pelo artigo, ficou muito bem explanado..!!
    Uma pergunta, pode ser até um tanto quanto noob, mas também pode ser uma dúvida de mais alguém. Isso se aplica apenas para BIOS de Desktops ou podemos realizar este procedimento em BIOS de Notebooks também..??
    Desde já fico grato..!!

    • Não mencionei, mas sugiro deixar em uma pasta dentro do pendrive a versão original da BIOS caso ocorra algum problema
      Eu não testei em notebooks ainda, mas se a BIOS dele for UEFI creio que funcione sim

      • Juciano, primeiramente obrigado pelas respostas.
        Tentei no meu notebook (Samsung RF511-SD4) e os arquivos abaixo não puderam ser inseridos por incompatibilidade (segundo o programa MMTOOL):
        hermitshell.ffs
        hfsplus.ffs
        ozmosis.ffs
        ozmosisdefaults.ffs
        Obrigado e abraços..!!

        • Ronaldo Cavalcanti

          Mesmo problema. 🙁

          • Ronaldo Cavalcanti

            Minha placa é uma GA-H87m-D3H.

          • Funciona

          • Ronaldo Cavalcanti

            Muciano, esta dando o mesmo erro do Juliano, quando tento colocar aquelas .FFS da erro de firmware.

          • Faz assim toda vez que injetar algum arquivo ffs salva a imagem e em seguida continua

        • Olha só quando tentei na primeira vez deu esse erro tbm, mas aí eu comecei a clicar em salvar a cada arquivo que eu incluía aí funfou

          • Ronaldo Cavalcanti

            Vou testar.

          • Ronaldo Cavalcanti

            Continua com o mesmo erro. 🙁

  • Alicio

    mas isso só para placas uefi?

  • Juciano. Eu cliquei no link do Dropbox, e não existe os arquivos lá.

  • Camarada. o link no Dropbox tá off!!!!

Carregando...