Guia de usuario Clover EFI Bootloader


Como todos podem perceber nos do Blog estamos sempre recomendando fortemente  o uso do Clover EFI, porque ele tem mostrado ser o Bootloader mais confiável e que não vai te deixar na mão. Já escrevemos aqui no Hackintosh World um post sobre o assunto, mas como já tem algum tempo e novas versões foram surgindo com mais recursos, e também porque o antigo post não deixava bem claro todos os pontos do Clover EFI, decidimos criar mais um post sobre o assunto, onde tentaremos de forma mais clara explicar o funcionamento do Clover EFI.

A versão que vamos utilizar do Clover é a Clover V2 r1888, que esta hospedada no Source Forge. Download 

Clover EFI em Placa Mãe com BIOS Normal

Para ter o Clover em computadores com placas mãe com BIOS normal é bem simples entretanto você tem duas opções de instalação, ou instala na própria partição em que se encontra o OS X instalado ou na melhor opção você pode instalar na partição EFI, nas imagens abaixo vou mostrar como proceder a instalação nas duas opções. Para instalar na partição EFI do Disco faça como na imagem abaixo

clover efi

Para instalar na partição do OS X copie o processo da imagem abaixo

clover efi

Agora vamos para as configurações seguintes.

clover efi

Na opção Clover EFI eu escolhi a opção de iniciar o Clover em 64Bit.

Logo abaixo Você pode ver a opção Temas, se você expandir ela vai perceber que existe uma boa quantidade de temas,(quando eu instalo o Clover EFI eu escolho todos os temas e depois decido qual utilizar.)

Agora como instalamos ele em 64Bit eu pulo os drivers 32bit, na parte de driver 64, podemos ver as seguintes opções e sua funções:

  • Ps2MouseDXE-64- Como o próprio nome já descreve esse driver é responsável por controlar o Mouse normal PS2
  • USBMouseDXE-64- Controla o Mouse USB
  • VBoxExt2 e VBoxExt4 não utilizaremos
  • XhciDxe-64- É um driver para portas USB 3.0

Próxima opção Instalar Rc scripts no Volume selecionado -Instalar todos os RC scripts no Volume selecionado.O volume selecionado necessita ser um Volume do sistema OS X inicializável. E por ultimo instalar o Painel de preferências do Clover no painel de Preferências do sistema- Esse painel do clover tem poucas funções, apenas atualiza o mesmo em caso de novas versões e também para aplicar o tema do clover.(para usar o tema de sua escolha basta escrever o nome do mesmo no campo Temas.)

Instalação Clover EFI em Placa Mãe com BIOS UEFI

É importante nessa fase você selecionar na BIOS para ela dar Boot em Modo UEFI primeiro ok.

Execute o instalador, clique em continuar. Na “Tipo de Instalação” primeiramente você deve escolher em qual sistema deverá instalar, lembrando que é necessário escolher a unidade em que está instalado o Mountain Lion. Logo em seguida que escolher a unidade, clique em continuar, e depois personalizar.

clover efi

Escolha os itens que eu especifiquei na imagem, lembrando que no item “Tema” é necessário escolher pelo menos 1 ou todos, fica a seu critério. Você poderá alterar essas informações novamente depois executando novamente o instalador sem problemas. Dentre os selecionados, você deve se atentar ao seguinte detalhe:

No Driver64UEFI você deverá selecionar o que for de acordo com seu Hardware sendo que o CsmVideoDxe-64, DataHubDxe-64, PartitionDxe-64 em sua totalidade são obrigatórios e se você estiver usando uma BIOS A.M.I. use o OsxAptionFixDrv-64, pois ele corrige problemas de memória em firmware UEFI.

Lembrando que os itens podem ser escolhidos de acordo com seu Hardware, no próprio instalador vem explicando o que cada um faz.

Como e onde colocar um arquivo DSDT Usando o Clover EFI

Para usar um arquivo DSDT com o clover é bem simples bastando apenas dois procedimentos;

  1. Salvar o DSDT na pasta /EFI/Clover/ACPI/Patched.
  2. Colocar uma entrada dentro do “config.plist” com o nome do arquivo DSDT, abaixo na chave “ACPI”.
  3. A versão mais recente co Clover Configurator também permite isso pela aba ‘Boot’.
<string>0x0</string>
<key>FixDsdtMask</key>
<string>0x0</string>
<key>DsdtName</key>
<string>DSDT.aml</string>
<key>PatchesDSDT</key>

Pasta Kexts

A pasta kexts fica dentro da instalação do Clover então tem endereços diferentes dependendo do modo de instalação, dentro do volume que o Clover esta instalado /EFI/Clover/kexts.

Dentro desta pasta existem subpastas com nomes referentes a cada versão OS X, salvando suas kexts dentro delas você não precisara ter as mesmas dentro da pasta extensions do OS X, mas é importante que na primeira inicialização do OS x com o Clover você inicie com injeção de kexts, como explico mais a frente.

Inserindo flags e Boot-args na hora do Boot

Como cada tema tem um símbolo diferente vou pedir que abra o menu opções na hora do boot clicando ou selecionando com o teclado o botão “Options”, que fica abaixo do menu de discos.

Na imagem que se abre você vai ver algo parecido com essa imagem;

Bom como pode ver, na imagem tem varias opções para modificar algo no boot do Clover EFI, e a primeira é a que nos queremos  “Boot Args”, click duplo sobre ela ou enter até perceber que a linha esta editável ai então é só escrever os códigos que deseja.

Alguns deles:

-V   Inicia em modo verbose

-S   Inicia em modo de usuário único

-X   Inicia em Safeboot

MountEFI    yes / diskX  Monta a partição EFI ( X deve ser substituído pelo nª do disco)

LogLineCount = 0  Definir o número máximo de linhas para o arquivo de log.

LogLocation = PATH   Defina o caminho para os arquivos de log a serem salvas.

LogEveryBoot = Yes / No  Salvar arquivos de log a cada boot.

arch=i386  Inicia o OS X em 32 Bit

Depois de digitado volte ao menu principal e de Boot.

Graphics Injector Menu

Nesse menu você escolhe se deseja injetar as informações da gráfica ou não, confere o modelo da placa e outras coisas.

Selecionando o volume ou partição/HD desejado e depois clicando na tecla de Espaço do teclado pode ser observado essa tela que possibilita o boot em algumas modalidades.

Modo verbose

Usuário Único

Injeção de kexts

Sem Cache

Sem Cache e sem Injeção de Kexts

clover efi

Existem ainda muitos outros recursos disponíveis no Clover EFI que podem ser conferidos na Wiki do Bootloader clover-wiki.zetam.org/Home

Juciano

Asus s4000CA Asrock H67ITX HT i5 3570k SSD 120GB + HD 750GB 8GB Memoria Nvidia GT 630

Posts relacionados

Como exibir porcentagem de Bateria em Hackintosh

Neste post rápido vou ensina-los alguns meios pelos quais você pode obter o funcionamento do gerenciamento de energia da bateria em Hackintosh portátil. Com certeza nas pesquisas de como configurar a bateria em um Hackintosh feito em um notebook a primeira posição será Voodoo Battery, e digo que em muito casos realmente o Voodoo Battery […]

Continue lendo

Como instalar o MacOS em um HD externo

MacOS HD externo. Muitas pessoas tem vontade de experimentar o MacOS em seus computadores, porem tem medo de perder as configurações e arquivos presentes no computador Windows, e ainda a incerteza de saber se o sistema vai ou não funcionar. Em maquinas virtuais você pode ter a oportunidade de testar o sistema, porem não é […]

Continue lendo
  • Cara to quebrando a cabeça aqui. O meu trava na maça preta carregando a barrinha. Dai para na metade. Se for pelo bang que parece o cmd ele trava no do bluetooth. so que o meu não tem esses kext de nvidia

  • rony

    GENTE COMO FAZ PARA INSTALAR ISSO CLOVER A PARTI DO WINDOWS?

    • Juciano

      vá para p post correto amigo

  • Victor Olimpio

    Estou tendo problemas pra iniciar a instalação, sempre da o erro: missing bluetooth controller transport, vi em vários sites que existe uma série de linhas de comando pra colocar antes da instalação que resolvem esse problema, bom o problema é que, sei onde colocar essas linhas de comando indo nas opções do clover e colocando em Boot Args, mas eu nao sei como colocar várias linhas de comando ao mesmo tempo, pois todas ficam na mesma linha dentro dessa opção no Clover, tipo, nao sei se tem alguma forma de separar cada uma pra q sejam reconhecidas corretamente, alguem poderia me explicar como fazer isso?

  • Olá, tenho a instalação do Yosemite rodando certinho na minha máquina, porém, não consigo fazer as instalações dos drivers pelo Clover, no USB que fiz a instalação, aparece os arquivos da instalação e quando eu coloco no meu notebook com Windows ele aparece de outra forma… agora quando passo o clover para qualquer pendrive e coloco no meu hack, ele não lê, nem o SSD, nem HD, nem qualquer pendrive, à não ser esse bootavel.
    Valeu!

    • Juciano

      o Clover não exibe a entradas de boot é isso?

  • Luiz Carlos

    Eu não uso mais DSDT, achei um kext que habilita o audio HDMI da HD7770 sem fazer nenhuma configuração. Instalo o Mavericks sem instalar nada pois já tenho uma partição de boot clover uefi e as kexts do wifi, hdmi e rede. Segue minha configuração:
    Placa-mae Gigabyte B75M HD3; 12Gigas de Ram 1600 DDR3; SSD 120Gb; HD500Gb; Processador Intel Core i5 3.09 1155; Cooler V8; Fonte 650 Thermal; Case Full Tower Haff. Na configuração do Clover, a unica coisa que modifico é pra nao entrar no modo normal e sim em verbose mode. de Kext eu so instalo a rede wifi, cabo e hdmi. Eu nem atualizo o chover porque todas as vezes que atualizo ele modifica meu boot e fica uma bosta. Felizmente quando eu fiz isso uma vez, eu tinha um backup da partição de boot e só fiz copiar e colar ela e ficou top de novo. sem erros e nem nada, uso normalmente. Se quiserem montar um assim, eu disponibilizo depois os meus arquivos de boot e do hdmi. Com esses arquivos, você pode formatar e reinstalar normalmente seu hachintosh sem se preocupar com nada, alias, o meu é limpo, peguei uma cópia do mavericks e passei pro pendrive com um aplicativo do windows. Uso teclado e mouse apple e um bluethoot usb pra reconhecê-los. Detalhe, o hdmi nao tem controle de volume, vc ajusta pela tv.

  • McFly

    Eu esqueci de avisa-los (caetano2099 e kirestudio) que ao usar DSDT vc tem que desabilitar os fixes de ACPI do Clover!

  • hebert

    meu HD está em GPT, tenho que mudar algo na configuração do clover ou da mesma forma do post funciona?

    • Juciano

      Se esta em GPT então a instalação vai ser feita na partição EFI

  • Hebert

    Fiz o boot pelo pendrive com o clover efi,ele mostra a tela de boot e quando eu clico em iniciar instalação ele carrega dps reinicia o pc,já entrei em verbose ele não mostra o erro,simplesmente reinicia.o q fazer?

    • McFly

      Precisa ver certinho, provavelmente é umedece fatores:
      Prelinked cache
      cache
      kernel

  • lindomarc

    Apos instalar clover esp e add o boot no uefi da placa mãe,

    meu pc não quer iniciar .. ligo e fica anderline piscando em tela preta e não consigo nem mesmo entrar na bios, e ja removi todos os dispositivos zerei bios tirei bateria cmos … e nada muda ligo aparece traço piscando infinitamente

    parece que perdi minha placa mãe por causa do clover e o pc era novinho :\ 3 meses de uso e perdi garantia por que abri.

    Obrigado Clover
    !!!

    • Clover efi não altera afeta parte física do computador nem mesmo Bios…é mais fácil seu computador estar com problemas por outro motivo

    • McFly

      Não é por causa do Clover ou qualquer outra ferramenta, vc poder arrumar isso entrando no site do fabricante e baixar a mais nova bios por um outro computador.
      Grava a bios em um pendrive e siga o método de atualização de bios pelo próprio fabricante.

    • Jean

      Aconteceu comigo tambem.
      Tem que desligar o HD que esta instalado o OSX. (cabo Sata)
      Depois deu boot normalmente.
      Pelo menos pra mim deu certo.
      Tenho 2 SSDs, um para cada sistema. (WIN e OSX)

  • caetano2099

    Montei um hackintosh com uma placa-mae B75M-HD3, 12gigas de ram, processador i5 3.09GHZ e placa de video HD7770 Black Edition, mas não consigo fazer o som sair pelo HDMI da placa de video. instalei o mavericks. Não consigo inserir o patch com a dsdt extraida, dá erro e não consigo salvá-la.

    • Caetano existe uma documentação muito boa para HDMI em clover efi….feita por Tolleda https://github.com/toleda/audio_CloverHDMI

    • McFly

      Cara, eu apanhei para fazer esse HDMI funcionar. Alguns meses 🙁 mas está fundando agora 🙂
      Tenho uma placa XFX HD 7770 DD GHz Edition, o processo para fazer o HDMI funcionar é meio complexo, mas se for parecida com a minha em termos de conectores, tenta isso:
      Abra o config.plist do Clover que está sendo utilizado pelo boot, vc pode abrir utilizando a ferramenta clover configurator 😉
      Na seção Kernel and Kext Patches vc tem a opção ATI Connectors Data, coloca isso: (framebufer original).
      00040000040300000001010112040202000400000403000000010200220503050400000014020000000103010000040400080000040200000001040011020101
      depois coloca isso em ATI Connectors Patch ( Isso é uma mudança do conector DP 2 para HDMI e HDMI para DVI).
      00040000040300000001010122050205000800000402000000010200120403020400000014020000000103010000040404000000040300000001040011020101
      E ati Connectors Controller coloca 7000
      Que é igual a controlado da placa ATIRadeon7000.kext (No windows isso poderia ser chamado de um driver).
      Complicado né? Acabou por aí? Não…..
      Agora vc terá que ter um DSDT extraído pelo Everest, isso mesmo pelo antigo Everest, Pelo AIDA64 da certo até certa versão, depois não da mais. Pelo menos aqui 🙂
      Esse DSDT não deverá conter erros, no máximo alguns avisos, mas se não tiver nenhum erro e aviso melhor.
      Procure na net como consertar seu DSDT, procure um já pronto da sua placa mãe se tiver, mas não use o mesmo, é só para referência dos “consertos”.
      Procure o site olaria e aplique os patches de rename, DTGP, _T_x rename, IRQs, Mac devices, RTC, SBUS, Shutdown (referente a sua placa ASUS, Gigabyte, Intel), WAK, HPET, Alias, HID para CID, MUTE, PATCH REMOVE e EHCI, são os principais, mas tem mais…
      Após tudo isso se não tiver erro no DSDT aplicar manualmente esse patch:
      Device (PEGP) // VC TERÁ QUE ACHAR QUAL É ESSE CARA AÍ NA SUA PLACA MÃE
      // USE O iOREG para saber onde sua placa está!
      // Normalmente é P0P, PCE, PCIE entre outros
      // Renomear para PEGP *** IMPORTANTE ***
      {

      Device (GFX0)
      {
      Name (_ADR, Zero)
      //Name (_SUN, One) to rename AAPL
      Method (_DSM, 4, NotSerialized)
      {
      Store (Package (0x10)
      {
      "AAPL,slot-name",
      Buffer (0x07)
      {
      "Slot-1"
      },
      "device-id",
      Buffer (0x04)
      {
      0x3D, 0x68, 0x00, 0x00 //Coloque o id da sua placa acho que é a mesma! Verifique.
      },
      "@0,name",
      Buffer (0x0E)
      {
      "ATY,Dashimaki"
      },
      "@1,name",
      Buffer (0x0E)
      {
      "ATY,Dashimaki"
      },
      "@2,name",
      Buffer (0x0E)
      {
      "ATY,Dashimaki"
      },
      "@3,name",
      Buffer (0x0E)
      {
      "ATY,Dashimaki"
      },
      "model",
      Buffer (0x13)
      {
      "AMD Radeon HD 7770"
      },
      "hda-gfx",
      Buffer (0x0A)
      {
      "onboard-2" // Habilita o HDMI
      }
      }, Local0)
      DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))
      Return (Local0)
      }
      }
      Device (HDAU)
      {
      Name (_ADR, One)
      Method (_DSM, 4, NotSerialized)
      {
      If (LEqual (Arg2, Zero))
      {
      Return (Buffer (One)
      {
      0x03
      })
      }
      Return (Package (0x04)
      {
      "layout-id", // Habilita o HDMI
      Buffer (0x04)
      {
      0x01, 0x00, 0x00, 0x00
      },
      "hda-gfx", // Habilita o HDMI
      Buffer (0x0A)
      {
      "onboard-2"
      }
      })
      }
      }
      }

      e mais esse
      Device (HDEF) // Renamed from: SBAZ
      {
      // Aqui deixe o sua configuração original
      // tipo Name (_ADR, blá blá blá)
      //Coloque esse abaixo

      Method (_DSM, 4, NotSerialized)
      {
      If (LEqual (Arg2, Zero))
      {
      Return (Buffer (One)
      {
      0x03
      })
      }
      Return (Package (0x06)
      {
      "layout-id",
      Buffer (0x04)
      {
      0x01, 0x00, 0x00, 0x00 // Habilita o HDMI
      },
      "PinConfigurations",
      Buffer (Zero) {},
      "hda-gfx",
      Buffer (0x0A)
      {
      "onboard-2" // Habilita o HDMI
      }
      })
      }
      }

      Pronto, agora salve, coloque o DSDT na pasta /ACPI/Patched do cover com o nome DSDT.aml!
      Se não der certo vc tem 90% pronto ou mais, de uma olhada no site do toleda que o visitante postou aí, e como editar o framebuffer!
      Abraço!

      • Juciano

        parece que temos uma explicação bem completa aqui, que tal deixar sua experiência completa no fórum McFly

  • kirestudio

    eu queria montar um dsdt no meu pc mas nao sei como e nao sei c minha placa é uefi!!

    • McFly

      A placa não precisa ser UEFI, pode ser placa BIOS
      Entre no Windows e instale o everest, ou uma versão bem antiga do AIDA64, pq as novas pelo menos aqui eu não consegui. va no canto inferior esquerdo e clica no logo é aí que extrai, não lembro de cbç agora, mas google é seu amigo! Depois de ter seu DSDT salvo, vc tem que corrigir os erros e aplicar os patches de acordo com sua placa, escrevi um pouco a cima os principais patchs que vc tem que usar, mas existem mais.

  • Grande juciano beleza? Depois de muito tempo sofrendo e arrumando meu hackintosh eu finalmente consegui. Porem, tem uma coisa que ainda estou tentando e não consigo, estou fazendo dualboot Mavericks e win7 (ambos em gpt/uefi) até ae beleza boot está perfeito, só que o mesmo fica em uma resolução inferior e a tela não se abre, fica no meio.

    Já tentei injetar gráficos, patch VBios, load Vbios, inject EDID e nada de resolver, você saberia me dizer como deixo na resolução 1920×1080

    • Arrumei aqui e só pra deixar meu parecer se alguém tiver mesmo problema, primeiramente formatei o HD (do windows) em GPT, no lugar do WIN 7 coloquei WIN 8.1 PRO e depois reinstalei o clover EFI (no MAC OSX é claro)

      Eu li que WIN 7 não consegue bootar/instalar sem suporte CSM onde era meu problema.

      Então fui na bios e desliguei o Suporte CSM ou seja, só apareceu UEFI no boot, continuei a instalação e meu problema acabou.

      • hebert

        você teve que mudar alguma coisa na instalação do clover pelo mac para que rodasse em GPT ou ele rodou com as mesmas configurações do post?

  • kirestudio

    ola juciano lembra minha placa dh61crbr vi algo na bios com o nome de uefi sera que ela é isso msm? quando deixo uefi ela nao da boot pelo pendriver. la tem 3 opção uefi, cmos e uefi e cmos.. pergunta: ela é modelo uefi? sera que posso colocar a opção no dsdt?

    • Parece que é sim mas aí você precisa usar o Clover no modo UEFI

    • Escolha “uefi e cmos”. E após instalar o OSX, instale o Clover no modo UEFI.

      • isso ira instalar todas as kext? meu sistema rodadra 100%?

        • isso é apenas o bootloader, kexts devem estar instaladas em Extensions

      • eu usei o multbest posso usar o Clover por cima dele?

        • Sim, mas se instalou o Chimera com multibeast terá que excluir os arquivos de boot antes

          • kirestudio

            outra questao é que minha placa de video tem som, eu conseguia rodar ela no VoodooHDA mas ai estava dando pal e resolvi instalar o som ALC892 e deu certinho na minha onboard. mas o som da placa de video hdmi nao deu certo !! tenho uma placa GeForce 210 1024 MB. o que fasso?

          • Vai precisar de dsdt

  • Juciano estou rodando o mavericks 10.9.4 em meu pc depois de alguns dias se “matando” rsrs, porem já tenho um problema que está me perseguindo.
    O som simplesmente para de funcionar depois de 2 minutos escutando o som, já fiz de tudo atualizei a kext do ALC887, reparei caches, permissões e nada. Estou com a leve impressão que meu chimera está causando isso seila, você acha que com o clover ficaria mais instável meu sistema? Se sim, tem como migrar do chimera pro clover facilmente?
    Obrigado

    • Eu tenho ALC887 e uso o Clover e não tenho problemas tente usar a kext que vem no Multibeast

      • migrei pro clover e o problema do som acabou, melhor coisa que fiz.

  • Eu instalei o Clover em ESP preciso selecionar Drives64UEFI ?

    • juciano

      Somente se sua placa for BIOS UEFI

  • Everton Alves

    Oi juciano, eu tenho um i5 ivy com hd 4000 também, ele reconhece o audio hdmi mais quando entro nas opções de midi pra mandar sair na hdmi não sai nada, como vc consertou?
    Olha as conf da minha hd:
    Modelo do Grupo de Circuitos Integrados: Intel HD Graphics 4000
    Tipo: GPU
    Barramento: Integrado
    VRAM (Total): 1024 MB
    Fornecedor: Intel (0x8086)
    ID do Dispositivo: 0x0166
    ID da Revisão: 0x0009

    • Juciano Carvalho

      por favor explica melhor não entendi

  • aqui esta a minha placa mãe!!!
    http://www.pcwarebr.com.br/produtos_mb_ipm31.php

    • Juciano Carvalho

      Infelizmente não garantimos suporte nessa placa

  • agora nesta instalação não funciona meu mouse ps2!!! só funciona quando eu dou boot peno o pendriver myhack e com -f!!

  • juciano toa um mes tentando rodar o sistema hackintosh no meu pc mas nao aprendi nada!!!tive problemas no iatkos ml2 e agora to instalando o maverick do zero sem distri.. eu queria saber o que abilitar na hora do multibest!!! to apanhando muito!!! sera que c eu te enviar as config do meu pc pra vc vc me diria o que ativar para ficar 100% me ajuda!!!!

    • Juciano Carvalho

      primeiro descubra a configuração do seu PC depois leia os posts sobre o Multibeast

  • willian

    otimo site e tutoriais

    • Juciano Carvalho

      Obrigado Willian, aqui aceitamos criticas positivas como a sua, e até negativas para melhor nosso processo didático com os leitores

  • Railander

    Olá, será que eu consigo instalar o mountain lion nessa config?

    Asus p5vd2-vm
    Core 2 Duo e 4400
    3GB Ram

    Valeu.

    • Railander

      e qual placa mae é melhor para um hackintosh de mountain lion a

      Asus p5vd2-vm
      ou
      Asus p5sd2-vm
      ou
      ECS 945GC-M

      Obrigado

    • Juciano Carvalho

      Pode conseguir sim, mas o audio dessa placa não é muito apropriado

    • Staz

      Usa VoodooHDA, não precisa mudar de placa mãe.

      Uma VoodooHDA bem editada é melhor que uma AppleHDA.

      Uso ela e já editei para ter áudio multicanal e não me arrependo de usa-la.

  • Jorge

    Juciano, como faço pra substituir o chameleon pelo Clover? é só apagar a pasta “Extra” do Chameleon?

    • Juciano Carvalho

      depende, se as kexts estão na pasta extra você precisa instalar elas no sistema antes

  • Uma dúvida que tenho é, usando o Chameleon ou Chimera, sempre preciso copiar o arquivo binário do chameleon “boot1h” para o HD manualmente pois meu HD tem setores 4k, sendo isto necessário para o ML subir sem pendrive, no caso do Clover, como fica este meu problema do DH?

    • Juciano Carvalho

      Para placas UEFI, o clover resolve o problema, para placas com BIOS normal não

      • Beleza, e quanto a DSDT, ainda se faz necessária utilizando o Clover?

        • Charles, em alguns casos sim.
          Por exemplo, eu tive que aplicar um patch na dsdt ṕara corrigir o HDMI Audio do HD 4000.

          • No meu caso, é um HP Probook 4530S, com Intel HD 3000, Placa Wireless AR9300.
            Vou testar uma instalação limpa com o clover em UEFI.

          • Juciano Carvalho

            SUa placa tem BIOS UEFI?

          • Tem sim Juciano Carvalho. Quero testar o Clover, uso o chameleon.

          • No caso, o clover em modo UEFI instala também SSDT e SMBios ou não precisa também?

          • Juciano Carvalho

            Não precisa

Carregando...