Como atualizar Yosemite sem perdas

Muitos perguntam como fazer atualização em seu Hackintosh sem perder o dados que já possui, eu sempre recomendo uma instalação limpa, porem não é bom ter que reinstalar todos os programas no computador toda vez que atualizar o sistema operacional para uma versão mais recente. Por isso vou descrever neste post o meio pelo qua você vai atualizar Yosemite sem perda de dados ou documentos.

Antes de tudo é necessário dizer que você precisa já estar com o  OS X Mavericks instalado em seu computador e claro ter o Yosemite na pasta Alicativos, no teste que fiz usei o Clover EFI como bootloader, se você usa o Chimera ou Chameleon, sinta se livre pra nos escrever nos comentários as diferenças que encontrar.

Você pode fazer a atualização de duas formas, a primeira é executando o instalador dentro do próprio computador, a outra forma é salvando o instalador dentro de um pendrive, vou ensinar como salvar o instalador dentro do pendrive, e depois retomo como proceder a atualização porque a atualização em si é igual nas duas opções.

Outro detalhe importante antes de iniciar uma atualização é fazer um backup de seus arquivos mais importantes, ou todo o conteúdo de seu disco rígido, o próprio instalado do Ysemite vai te fazer essa pergunta e pedir que faça um backup do seu disco usando o Time Machine, ai fica a sua escolha, você ainda pode realizar a instalação sem fazer backup isso fica a seu critério.

Configurando o Bootloader

Com a chegada do Yosemite uma nova boot flag é requerida para a instalação ser iniciada, é a “kext-dev-mode=1”, que pode ser usada tanto no Clover quanto no Chameleon, essa boot flag é necessário tanto pra instalar quanto pra usar o Yosemite, portanto é recomendado que você adicione ela no arquivo de configuração do seu bootloader.

No Clover edite o “config.plist”, e no chameeon o “org.chameleon.boot.plist”

Transferindo Instalador Yosemite para o pendrive (opcional)

Abra o terminal de disco e selecione o pendrive que deseja usar no processo (pendrive de 8GB), a seguir formate o pendrive no formato “Mac OS Expandido (Reg. Cronológico)” e, em “Nome”, digite “OSXYosemite” . Feito isso, clique em “Apagar” e confirme que realmente deseja formatar o pen drive;

Como atualizar Yosemite sem perdas

No segundo passo vamos copiar os arquivos para dentro do pendrive já formatado, para isso abra o Terminal do Mac e digite o seguinte código:

sudo /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/OSXYosemite --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app --nointeraction

Como atualizar Yosemite sem perdas

Ok processo terminado, temos um pendrive que pode ser usado para atualizar e para realizar instalações limpas também, neste momento vamos nos unir novamente a quem não quis salvar o instalador no pendrive.

Iniciando a atualização

Nesta etapa vamos iniciar o aplicativo de instalação e criar uma nova entrada no menu do bootloader.

Como atualizar Yosemite sem perdas

Continue até chega a escolha do destino de instalação, neste momento se deseja atualizar escolha o disco em que o atual OS X esta instalado.

Como atualizar Yosemite sem perdas

Muito bem depois de escolhido o local o instalador vai prepara o sistema para ser atualizado e logo depois vai pedir pra reiniciar veja como fica na imagem abaixo;

Como atualizar Yosemite sem perdas

Ao reiniciar o hack você percebe uma nova entrada com o nome Boot OS X Intall fron “nome do disco”

Como atualizar Yosemite sem perdas

Ok agora é só dar enter e tudo pronto a instalação vai iniciar automaticamente após o sistema ser carregado.

Depois de instalado se tudo deu certo o sistema vai iniciar e talvez precise de ajustes em áudio, vídeo etc, pra isso leia nossos guias no blog.

Boa sorte a todos!

Juciano

Asus s4000CA Asrock H67ITX HT i5 3570k SSD 120GB + HD 750GB 8GB Memoria Nvidia GT 630

Posts relacionados

Instalando MacOS High Sierra (Beta)

Ola amigos, como prometido vou descrever como instalei o MacOS High Sierra Beta em meu Hackintosh, a maquina que instalei foi um Asus S400CA e um Gigabyte Brix, com praticamente nenhuma dificuldade e em menos de 20 minutos eu já tinha o sistema rodando em cada uma das maquinas. Minha experiência com o MacOS High […]

Continue lendo

Forçar MacOS usar dongle Bluetooth USB

Este post veio também da pesquisa que fiz sobre dongles Bluetooth usb compatíveis com o MacOS, no referido post descrevo como fiz para fazer o dongle escolhido funcionar no MacOS. Bem neste post pretendo mostrar como incorporar um segundo adaptador usb Bluetooth, caso o adaptador que vem junto de seu Mac real ou HAckintosh não […]

Continue lendo
  • Junior

    Boa noite
    Tenho um Mac mini antigo porém rodando o 10.6.8
    Configuração core 2 duo com 2 gb de ram ano 2007
    Como faço para instalar o ultima versão do OS, me ajudem por favor, sempre tive Windows.

    • Juciano

      Mac normalmente não precisam de grandes manobras, apenas baixe a imagem da App Store e inicie o instalador, apesar de não ter certeza se sua maquina vai aceitar o OS X El Capitan ou Yosemite

  • Júnior vicente

    Caro amigo atualizei o meu mas agora só fica rodando um loader logo após a maçã, e agora com o -V está dando a seguinte mensagem em tudo oque carrega SandBox: deny…..

  • Julio

    Ola, tenteni atualizar porem no boot ele reinicia toda hora. Tenho entrar com -x, -x, -s e ele inicia e volta a mesma configuracao. Inseri a kext pelo clover configurator, e no options por mais que eu mude o boot args ele reinicia como se nao fizesse efeito.

    • Juciano

      use kext dev mode=1

  • Robert Sousa

    Tentei instalar o Yosimite no meu PC mas no momento em que o sistema carrega o PC desliga. Fiz todos os procedimentos, alterações necessárias no SETUP, disco formatado como GPT e o inicializador como MBR.

    • Juciano

      Preciso de mais informações sobre seu hardware, pra ter uma ideia do que esta acontecendo

  • Ferless Recall

    mal explicado..

    • Juciano

      não tem necessidade de explicar todos os detalhes, se você já tem o OS x instalado no sistema os passos apresentados são mais que suficientes, levando em conta que quem consegue instalar o os x ganha um experiência, suficiente para lidar com atualização.

  • Wilson Claudiano

    Ola…as fotos nao aparecem na versão pra atualizar do mavericks.

Categorias