Corrigindo o boot em HD 4k para Clover EFI Bootloader


Pessoal para quem acompanha o Hackintosh World, já postamos aqui como solucionar o problema com HD 4k para quem usa o Chameleon Bootloader /Chimera e como instalar e configurar o Clover EFI Bootloader (http://hackintoshworld.info/boot-em-hds-4k-boot0-error/).

Com a crescente ascensão do UEFI, o Clover EFI Bootloader se tornou necessário pela sua vasta compatibilidade e adaptação aos variados hardware que encontramos por aí, mas até mesmo com hardware recentes o UEFI não encontra-se disponível criando um mero problema para nós adeptos do Hackintosh e do Clover EFI Bootloader.

Hoje irei tentar explicar como solucionar o problema do boot em HDs 4k (Boot0: GPT / Boot0: error / Boot1…) para quem vai usar o Clover EFI Bootloader sem UEFI.

Vale ressaltar para quem tem hardware com suporte ao UEFI, não precisa seguir este tutorial, basta ativar em sua BIOS e selecionar na prioridade de boot o UEFI do HD onde está instalado o Hackintosh.

Requisitos

Você precisará dos seguintes itens:

Extraido a pasta i386

Para você fazer o pós instalação do Chameleon Bootloader e do Clover EFI Bootloader você precisará da pasta i386 de ambos.

Para isso usaremos o Unpkg para extrair as pastas.

Execute o unpkg, e arraste o arquivo de instalação do Chameleon Bootloader e do Clover EFI Bootloader até a janela do unpkg.

unpkg
unpkg

Será criado duas pastas na mesa (área de trabalho) com os respectivos nomes do instalador.

pastas criadas
pastas criadas

Abra cada um, busque por i386 e altere de “Este Mac” para o nome da pasta, isso fará com que a busca retorne somente o conteúdo dentro da pasta.

localizando pasta i386 do chameleon
localizando pasta i386 do chameleon
localizando pasta i386 do clover
localizando pasta i386 do clover

Copie a pasta i386 e renomeie para chameleon ou clover, o importante é poder identificar e não uni-las.

Dentro da pasta i386 você terá o arquivo necessário para corrigir o problema.

Copie as pastas para o pendrive de instalação.

Instalando o Chameleon Bootloader

Eu não sei por que cargas-d’ água o Clover EFI Bootloader não funciona sem instalar o Chameleon Bootloader, talvez seja pelo fato dele ter se baseado no próprio. Uma coisa que vale lembrar é que o Clover EFI Bootloader foi criado através de um mix de vários projetos como o Chameleon Bootloader, rEFIt, XNU e VirtualBox.

Instale normalmente o Chameleon Bootloader, e reinicie mas na Instalação do Hackintosh.

instalação chameleon
instalação chameleon

Abra o Terminal, através do menu Utilities (Utilitários) > Terminal.

Execute o “diskutil list” e localize aonde está instalado o Hackintosh (tipo “Apple_HFS”) (normalmente no “disk0s2”).

terminal
terminal

Desmonte a unidade localizada executando “umount /dev/disk0s2” (lembrando que o “disk0s2” pode variar de acordo com sua instalação).

Com a unidade desmontada poderemos trabalhar com segurança nela, agora vá até a pasta do i386 (chameleon) para continuar, no meu caso “cd /i386_chameleon”.

Execute o comando: “dd if=boot1h of=/dev/disk0s2 bs=4096” (lembrando novamente que o “disk0s2” pode variar de acordo com sua instalação).

E reinicie o sistema sem o pendrive.

Você perceberá que o sistema já não dará mais o erro do Boot, e sim abrirá algo para selecionar a partição será iniciado, porém em modo verbose.

Instalando o Clover EFI Bootloader

Chegou a parte principal da nossa receita de bolo.

Instale o Clover EFI Bootloader selecionando a instalação Padrão, e reinicie mas na Instalação do Hackintosh.

instalação clover efi bootloader
instalação clover efi bootloader
instalação clover efi bootloader
instalação clover efi bootloader

Abra o Terminal, através do menu Utilities (Utilitários) > Terminal

Com a unidade desmontada vá até a pasta do i386 (clover) para continuar, no meu caso “cd /i386_clover”.

Execute o comando: “dd if=boot1h of=/dev/disk0s2 bs=4096” (lembrando mais uma vez que o “disk0s2” pode variar de acordo com sua instalação).

Outro detalhe que em alguns casos você deverá usar o boot1h2 (não me pergunte pois não sei, mas em alguns comentários vi pessoas que obteram sucesso assim!).

Reinicie o sistema sem o pendrive, porém você verá uma tela feia, mal configurada e provavelmente dará erro ao iniciar seu sistema. Isso se deve pois você não fez as configurações necessárias.

Utilizando o Clover Configurator, abra o arquivo config.plist na pasta /EFI/CLOVER que nesse nosso caso está na raiz do seu sistema.

Faça as adaptações necessárias, e voilá!

Bom, esse procedimento deu certo comigo, e espero que ajude a vocês a obterem sucesso com seu Hackintosh.

Heron Santos

Sou analista de sistema, especialista no desenvolvimento de aplicações para web com processos internos, centros de controle e integração de sistemas.

Posts relacionados

Como exibir porcentagem de Bateria em Hackintosh

Neste post rápido vou ensina-los alguns meios pelos quais você pode obter o funcionamento do gerenciamento de energia da bateria em Hackintosh portátil. Com certeza nas pesquisas de como configurar a bateria em um Hackintosh feito em um notebook a primeira posição será Voodoo Battery, e digo que em muito casos realmente o Voodoo Battery […]

Continue lendo

Como instalar o MacOS em um HD externo

MacOS HD externo. Muitas pessoas tem vontade de experimentar o MacOS em seus computadores, porem tem medo de perder as configurações e arquivos presentes no computador Windows, e ainda a incerteza de saber se o sistema vai ou não funcionar. Em maquinas virtuais você pode ter a oportunidade de testar o sistema, porem não é […]

Continue lendo
Carregando...