Clover Configurator 1ª parte


Criando o “config.plist” com Clover Configurator

Bom como o guia do Clover Configurator é bem extenso resolvi fazer e duas etapas, para não deixar esse post muito grande e cansativo.

O “config.plist” do Clover tem o mesmo papel que o “org.chameleon.boot.plist” tem para o Chameleon e para o Chimera. Esse arquivo é responsável por controlar os recursos do Clover. É nele que você vai encontrar as configurações e patches responsáveis por fazer seu Hackintosh subir o OS X perfeitamente.

O aplicativo Clover Configurator é com certeza a melhor ferramenta para realizar essa tarefa pois como dito antes ele cria do zero sua “config.plist”, é claro como alguém que não tenha muito domínio sobre o assunto queira utilizar o aplicativo não precisa ficar com receio ou medo, ao abrir o mesmo ele reconhece a maior parte de seu hardware e já faz a inclusão dele no arquivo “config.plist”.

Clicando em “Extra” na barra superior do Mac vamos escolher a opção “Generate config file”, que vai gerar automaticamente um arquivo “config.plist” para o seu Hackintosh, mas como você pode querer alterar algo vamos mostrar abaixo as funções de cada opção presente nesse incrível aplicativo.

Download

Se ainda não instalou o Clover leia http://curte.eu/dd9142

Vamos as interfaces do aplicativo

Ao abrir o Clover Configurator pode ser notado vários botões ou abas de configurações, a primeira delas é a “ACPI”, onde se destaca o campo de Patches para seu DSDT.

clover-configurator

A aba ‘Boot’ traz diversas informações referentes ao boot e principalmente flags que podem ser selecionadas de acordo com sua maquina claro, se você já sabe quais são necessárias e se forem necessárias marque elas. Uma explicação mais detalhada esta no segundo post sobre o assunto.

clover-configurator

A segunda aba mostra as informações a respeito de seu “CPU” (processador), aqui você pode conferir seu as informações estão corretas e ainda editar as mesmas.

clover-configuratorA aba ‘Devices’ é talvez a de maior importância para quem tem que aplicar patch em seus dispositivos, ela conta com um campo onde você pode colar as informações a respeito de uma placa de vídeo por exemplo. Esse código HEX pode ser obtido pela ferramenta osx86tools, para entender como usar a ferramenta leia nosso postAjustando Memoria de Vídeo.clover-configurator

A terceira é a “Disable Drivers” nela é possível inserir alguns driver no arquivo “plist” como controlador de mouse e teclado tanto USB quanto PS2, e muitos outros.(eu recomendo apenas os que aparecem na imagem).

clover-configurator

A próxima aba é a “GUI” e nela podemos ver quatro configurações referentes a menu e tela de Boot do Clover, a primeira é:

  1.  Você pode configurar o tempo de exibição do menu em “Timeout”, depois em “Screen  Resolution”, claro resolução da tela e depois “Theme” que trata do tema a ser aplicado(para se aplicar o tema é necessário que o tenha instalado previamente com o Clover, para aplicar ele basta escrever o seu nome no campo indicado).
  2. O segundo “Hide Entries”, pergunta qual entrada você quer esconder na hora do boot, para não ficar um menu muito carregado de opções.
  3. O próximo menu “Mouse” pergunta se deseja ativar o recurso de usar o mouse, no botão speed eu recomendo no mínimo o 7, para o mouse ficar mais esperto.
  4. E a ultima é “Volumes to Hide”, esse trata de qual lado deseja esconder os volumes no menu de Boot(eu não uso).

clover-configurator

A próximo aba “Graphics”como o nome já diz trata da parte do gráfico, como já mencionado ela reconhece automaticamente a placa e sua configuração.( Se a sua placa exige a adição de patch poderá usar a opção de injeção, na maioria não se faz necessário).

clover-configurator

Kernel and kexts Patches, essa aba trata da adição de patches que podem substituir algumas kexts, acima existe alguns botões das principais e eu utilizo apenas a Apple RTC, e no campo inferior você pode adicionar patches no modo manual, nesse link você pode conferir vários patches de kexts a serem usadas http://curte.eu/ff138c. (use a imagem como exemplo de como aplicar os patches).

clover-configurator

PCI além da opções já marcada previamente você ainda pode usar o campo inferior para adicionar informações sobre seu dispositivo,(não utilizo).

clover-configurator

Na “RT Variables” o que vale a pena ser comentado é a opção que refere a montar o não a partição EFI do sistema quando o OS X inicia, é importante apenas se você instalou o Clover na partição EFI.

clover-configurator

E chegamos a “SMBIOS”, que é responsável por dizer qual modelo de maquina você usar, geralmente quando se deixa essa opção em branco o Clover reconhece seu Hackintosh como um iMac 12″, e no modo como estamos criando nosso “config.plist” fica como Mac Pro, se isso te incomoda você pode escolher o modelo que deseja que seu hackintosh seja reconhecido.

clover-configurator

Para selecionar o modelo click no botão que é uma varinha mágica.

E mais abaixo você ainda pode escolher quantos canais de memoria seu Hackotsh vai exibir, no botão Channels.

clover-configurator

E na aba “System Parameters”, que se destaca as opções de Boot-args a serem usadas no boot do sistema. Abaixo explico algumas:

-V   Inicia em modo verbose

-S   Inicia em modo de usuário único

-X   Inicia em Safeboot

MountEFI    yes / diskX  Monta a partição EFI ( X deve ser substituído pelo nª do disco)

LogLineCount = 0  Definir o número máximo de linhas para o arquivo de log.

LogLocation = PATH   Defina o caminho para os arquivos de log a serem salvas.

LogEveryBoot = Yes / No  Salvar arquivos de log a cada boot.

Para mais Boot-args leia http://curte.eu/fa034d

Por ultimo salve o arquivo com o nome e extensão “config.plist” em um lugar seguro!

Continuação do post http://curte.eu/33c0f4

Juciano

Asus s4000CA Asrock H67ITX HT i5 3570k SSD 120GB + HD 750GB 8GB Memoria Nvidia GT 630

Posts relacionados

Como exibir porcentagem de Bateria em Hackintosh

Neste post rápido vou ensina-los alguns meios pelos quais você pode obter o funcionamento do gerenciamento de energia da bateria em Hackintosh portátil. Com certeza nas pesquisas de como configurar a bateria em um Hackintosh feito em um notebook a primeira posição será Voodoo Battery, e digo que em muito casos realmente o Voodoo Battery […]

Continue lendo

Como instalar o MacOS em um HD externo

MacOS HD externo. Muitas pessoas tem vontade de experimentar o MacOS em seus computadores, porem tem medo de perder as configurações e arquivos presentes no computador Windows, e ainda a incerteza de saber se o sistema vai ou não funcionar. Em maquinas virtuais você pode ter a oportunidade de testar o sistema, porem não é […]

Continue lendo
  • neuberfran

    não consigo dar boot no clover sem tirar o pendrive

  • espirito

    que bosta de tuturial de merda

    • Juciano

      ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  • dsdosx

    como esconder os volumes coloquei como fazia no chameleon mais nao funcionou

    • Juciano Carvalho

      A próxima aba é a “GUI” e nela podemos ver quatro configurações referentes a menu e tela de Boot do Clover, a primeira é

Carregando...