Depoimento Neno Fernandes (Hackintosh + Pro Tools)

Juciano

30 de abril de 2014

Artigos, OS X

20 Comentários

Olá, meu nome é Neno Fernando, sou vocalista e produtor musical em São Paulo.

Trabalho com Pro Tools já tem muitos anos e hoje vou contar para vocês um pouco de minha experiência com Hackintosh e Pro Tools. Antes eu usava o Windows, mas eu tinha muitos problemas e acabei migrando para o Mac em 2008

.Eu comecei com um G5, mas como o processador não era Intel, com a atualização do Pro Tools acabei sendo obrigado a migrar para versões mais atuais do Os x e acabei em partes me complicando cada vez mais, assim fui forçado a pesquisar mais sobre o software e hardware a ser usado,já tendo em mente criar um Mac personalizado (Hackintosh) .

Pesquisando muito, durante 6 meses, acabei estabilizando todo o sistema do meu estúdio. Montei uma máquina com processador core i5, com 8gb de memória RAM, Placa mãe Asus, placa de vídeo Nvidia com o Os x Snow Leopard 10.6.3, ai sim quase todos os meus problemas acabaram. Era horrível na época do Windows, quando dava pau de software ou por algum plugin de áudio que travava literalmente minha máquina e passava aquele nervoso na frente de clientes, já com o Hackintosh consegui o que eu sempre quis. Eu comecei a me apaixonar ainda mais pela Apple.

Estabilidade, agilidade e praticidade incrível e com um custo benefício bem interessante, já que pra eu comprar um iMac ou um Mac Pro era coisa completamente fora da minha realidade. Acabei montando um sistema que me facilitaria e batia pau a pau com um sistema original da Apple, já que o processador era Intel e o Os x retail original.

Hoje em dia trabalho com a mesma máquina, uso o Osx 10.8.4 Montain Lion e o Pro Tools 8hd craqueado. Até antes de sair o Mountain Lion eu usava o Os x Snow Leopard, por que nele eu conseguia usar o Pro Tools 9hd que infelizmente craqueado só consegue rodar no Snow Leopard e por incrível que pareça o Pro tools 10hs existe hoje em dia craqueado para Windows e não para Mac.

Pois bem, um confusão em minha cabeça até deixa o sistema funcionando 100%. Tenho uma interface de áudio M-Audio Delta 1010 Rack que pra mim é incrível, tem uma conversão digital fantástica mas o último drive para rodar ela perfeitamente só foi feito para rodar no Os x Leopard 10.5.8, isso fez eu perder muitas noites de sono, até achei um driver genérico que existe por ai, ela até roda no Snow Leopard 10.6.3 mas como meu Pro Tools 8 m – powered é original, ele não reconhece a placa por ser o driver genérico e não original, enfim, tive que achar o Pro tools 8hd craqueado pela XVX que é uma empresa fantástica que faz várias Daws e plug – ins craqueados ajudando os mais necessitados como eu rsrs…

Por fim consegui fazer tudo funcionar, Os x Snow Leopard 10.6.8 atualizado, Pro Tools 9hd craqueado e como a partir do Pro tools 9 já rodar com qualquer interface sem ser M-Áudio, coisa que era obrigatória até o Pro Tools 8, consegui ter um sistema estável e animalesco para trabalhar em meu estúdio. Mas, como toda tentação, acabaram surgindo o Os x Lion, mais rápido e estável, ai ferrou de vez, rodava minha interface normalmente, mas a decepção, não rodava o Pro Tools 9hd e nem o Pro Tools 8 original por que o driver não existia para a minha Delta1010 Rack. Fui obrigado a comprar outra interface de áudio para conseguir rodar o meu Pro tools 8 m-powered original, mas o problema estava apenas começando rsrs… Logo em seguida, fui produzir o disco da minha banda Eterna, sendo que meu Pro Tools original só conseguia rodar para gravar 34 pistas e só com o Eterna eu usei mais de 90 pistas para gravar cada música, ai sim fiquei maluco.

Pesquisando, descobri que o Pro tools 9hd craqueado e o Pro tools 8hd craqueado pela XVX consegue rodar pistas infinitas, tentei usar o Pro tools 9hd, mas não roda no Os x Lion pra frente, logo saiu o Mountain Lion e o Mavericks, hoje estou atualmente trabalhando com o Mountain Lion, uso a nova interface de áudio Fast track, pois ela tem driver disponível no site da M-Áudio para rodar no Os x Mountain Lion e uso o Pro Tools 8hd craqueado pela XVX, tudo perfeito, estável, funcionando tudo, plug-ins e todas ferramentas do Pro Tools.

Podem instalar tranquilamente, não danifica nada em seu Hackintosh e tudo trabalha leve e solto, altamente confiável. Bom é isso, qualquer dúvida que eu puder ajuda-los meus contatos são: www.facebook.com/nenofernando1 Minha página oficial é: www.facebook.com/nenofernandoofficial Meu site é: www.nenofernando.com.br

Juciano

Asus s4000CA Asrock H67ITX HT i5 3570k SSD 120GB + HD 750GB 8GB Memoria Nvidia GT 630

Posts relacionados

Corrigir o TrackPad no High Sierra ( ELAN, FocalTech and Synaptics)

Olá meus amigos leitores, aqui estou eu mais uma vez para relatar uma forma de corrigir o trackpad no High Sierra. Este post não pretende resolver todos os problemas relacionados a trackpad, esse post é destinado a touchpad das marcas . Para outras marcas você pode dar uma olhada no repositório do https://github.com/RehabMan , muito bem dito […]

Continue lendo

MacOS High Sierra é lançado ao publico

Juciano

25 de setembro de 2017

Artigos, High Sierra

8 Comentários

Hoje a Apple lançou seu mais novo sistema operacional para computadores o MacOS High Sierra, aqui o blog ja foi publicado alguns posts sobre o novo sistema operacional.   Um post sobre o MacOS High Sierra Instalando MacOS High Sierra (Beta) Você pode conferir algumas dicas e tutoriais sobre o assunto. Se você deseja instalar […]

Continue lendo
  • ACS79

    Amigo, acho que o problema que você teve não tem nada a ver com Hackintosh e sim com a compatibilidade do Pro Tools com o sistema Mac OS X usado. O site da Avid mostra que há uma versão do Pro Tools para cada sistema Mac OS X e sua placa de audio não tem nada a ver com isso, o problema é compatibilidade Software vs Sistema. Se quiser fugir disso use o Logic Pro, pois por ser desenvolvido pela Apple roda em qualquer versão do sistema Mac OS X. O fato de comprar uma MAudio para usar Pro Tools 8 HD não tem nada a ver, pois o Pro Tools 8 funciona tanto no 10.8 quanto no 10.9. Vale lembrar que você está usando um Hackintosh, logo, pode colocar qualquer sistema MAC OS X nele.

    • Klebs

      Amigo, boa tarde. Sou dono de 1 estúdio e gostaria de uma ajuda se possível. Tenho um MacBookPro core 2 duo 2.66ghz, 4g de ram. Rodo o Lion (10.6.8) e tenho o prottools hd9 com uma digi 002 console. Td funciona perfeitamente e original porém gostaria de saber se poderia realizar um upgrade de OS sem upgrade de hardware. Funcionaria no Mountain Lion? No Maveriks já tentei mas não rolou. E no Yosemite rolaria? Grato Klebs

      • Hardware mac não permite atualização fora da lista especificada

  • Qual Driver voce utilizou pra reconhecer sua delta 1010 no mountain lion?Poderia me enviar o drive ou entao o link de onde baixou ? desde ja fico agradecido..abraco.

  • Raphael Souza

    Onde consigo encontrar essa placa de som para compra?
    Pretendo iniciar um mini estudio.

  • cara, formate o texto com parágrafos, está muito foda de ler

    • juciano

      O texto já está com parágrafos… Mas vou melhorar pra você

  • Andre Ferreira

    Muito legal,nao sei se o amigo poderia me ajudar,mas tenho um Focusrite Scarlett 18i6 USB,e to no Mountain Lion 10.8.5 e nunca consegui rodar o pro tools 8HD da XVX,ja tentei o patch de compatibilidade,ja tentei o emulador e so o q consigo sao chiados…rsrs,sera q o amigo poderia ajudar no caminho das pedras?Grato!

    • mnk

      Andre blz?

      Não entendi bem, o seu Mountain Lion 10.8.5 nao reconhece a placa Focusrite? Ou é apenas o pro tools que não reconhece? Te faço essa pergunta porque to pensando em entrar nesse mundo hackintosh, mas quero usar o Ableton live, com usando a mesma placa de som que vc tem. Um abs

      • Andre Ferreira

        Não,não a Focusrite funciona perfeitamente!Já usei-a até no Mavericks.O meu problema é com esse Pro Tools só.Pode ir sem medo.

        • mnk

          Vc tem um pc ou um laptop? Ainda tenho duvidas porque to querendo comprar um laptop asus pra fazer o hackintosh, e vi que tem bastante coisa que não funciona direito. To com o pé atras.





Categorias