Dual Boot Mac OS X Windows


Dual Boot!!! tem sempre alguém me perguntando a respeito de dual boot até já escrevi sobre isso aqui algumas vezes, mas não custa falar novamente, claro de uma forma mais avançada e de outra maneira.

Existem muitas maneiras de se fazer Dual Boot em seu computador e ainda dentro do campo Hackintosh existem pelo menos mais duas maneiras;

1ª Você pode fazer dual boot em seu Hackintosh usando apenas 1 (um) HD ou SSD.( Nesse caso você vai instalar o OS X e Windows no mesmo Disco, então você vai precisar de uma imagem de instalação diferente ou com patch pois o OS X vai precisar ser instalado em uma partição MBR, naturalmente OS X não pode ser instalados em partição MBR)

2ª Você pode fazer dual boot em seu Hackintosh usando 2 (dois) HDs ou SSDs.(Nesse caso s instalação é bem mais simples, mas você vai precisar de dois discos, cada OS será instalado em um disco deixando o processo mais simples).

E nos vamos ensinar a fazer isso nas duas formas, para que você tenha total liberdade para escolher o que lhe agrada mais. Mas para iniciarmos o processo independente do que vai escolher é necessário que você tenha alguns itens veja a lista abaixo:

  • Pendrive 8 GB
  • Um computador para fazer a instalação.
  • Partindo do Principio que você não tenha nenhum OS X instalado recomendamos utilizar essa, você pode escolher uma imagem a partir da aba de downloads do Blog.
  • Um disco de instalação do Windows na versão instalada em seu computador, ou que deseja instalar.
  • Clover EFI Booatloader
  • Drivers NTFS.EFI

Dual Boot no Mesmo HD

Quando se instala o Windows, o instalador define automaticamente o disco para a o formato de partição MBR, o que impossibilita a instalação do OS X no disco, pois o mesmo utiliza o formato de partição GUID.

Para quem deseja fazer dual Boot OS X + Windows , tem uma solução bem pratica. Supondo que você já use o Windows e queira instalar  qualquer versão do OS X no mesmo disco antes de fazer você precisa realizar alguns ajustes em seu disco rígido, vamos lá?…

Você vai seguir os passos indicados na ordem indicada ok:

  1. 1.0 Criando Partição no Windows para o OS X

  2. 1.1 Preparando o Pendrive para a instalação

  3. 1.2 Ajustando o Pendrive de Instalação para partição MBR

  4. 1.3 Configurar BIOS

  5. 1.4 Instalando o OS X em partição MBR

  6. 1.6 Instalando o Bootloader

  7. 1.7 Resolvendo o Boot do Windows

  8. 1.8 Pós Instalação

 

Dual Boot em HDs diferentes

Nessa modalidade você já deve ter o Windows instalado e um Disco rígido exclusivo para o OS X então partiremos direto para a instalação do OS X e seus respectivos ajustes no disco separado para essa finalidade.

Você vai seguir os passos indicados na ordem indicada ok:

  1. 1.1 Preparando o Pendrive para a instalação

  2. 1.3 Configurar BIOS

  3. 1.5 Instalando o OS X em partição GUID

  4. 1.6 Instalando o Bootloader

  5. 1.7 Resolvendo o Boot do Windows

  6. 1.8 Pós Instalação

Inicio

1.0 Criando Partição no Windows para o OS X

Vá no menu iniciar e digite “diskmgmt.msc”, e de um “Enter” para acessar o Gerenciamento de Disco.

Após abrir o Gerenciamento de Disco, selecione o disco que deseja particionar de um click com o botão direito do mouse e selecione “Diminuir Volume…”

Aguarde algum tempo até que o WINDOWS analise o espaço de disco que poderá ser reduzido.

Agora você pode selecionar a quantidade de espaço que vai diminuir em disco, lembrando que essa quantidade de espaço vai ser o total de sua partição de instalação do OS X então escolha um espaço considerável.

 

Agora é hora de transforma o espaço não alocado do disco em uma nova partição.Para tanto click com o botão direito do mouse e selecione “Novo Volume Simples”.

 

 

Ok já temos uma partição para instalar o OS X, quando você acessar a instalação é bem provável que não saiba ao certo qual das partições você criou, a menos que deixe uma menor que a outra e tenha em mente qual delas corresponde a partição para o OS X.

1.1 Preparando o Pendrive para a instalação

Depois da imagem baixada, na área de trabalho do Windows você deve descompactar a imagem que deve estar no formato “RAW”, agora vamos realizar a gravação da imagem no pendrive vamos usar o programa ‘Win32 Disk Imager’. Ele trabalha de maneira bem simples, com o pendrive espetado no computador você escolhe a imagem e depois é só gravar ela com o programa.

win32-imagewriter- Niresh 10.9- Niresh 10.9 - iatkos ml 2 - dual boot

1.2 Ajustando o Pendrive de Instalação para partição MBR

Com a imagem já instalada no pendrive, precisaremos realizar alguns ajustes nele para que o OS X contido nele possa ser instalado em um HD com partição MBR (Windows lembra no começo do tutorial).

Para isso você vai precisar do programa TransMac (Transmac é um programa trial ele vai expirar depois de um tempo, mas vai dar tempo de você usar ele para esse fim antes que isso aconteça), esse programa é capaz de fazer leitura de arquivos e discos no formato do Mac.

dual boot - dual boot - dual boot - dual boot

Você ainda precisa baixar dois arquivos modificados e substituir os originais por ele:

(Mavericks)

Baixe os arquivos – ”OSInstall.mpkg” + ”OSInstall”

Substitua o arquivo ”OSInstall.mpkg” encontrado em: System/Installation/Packages    pelo que você acabou de baixar. Substitua o arquivo “OSInstall” encontrado em: System / Library / PrivateFrameworks / Install.framework / Frameworks / OSInstall.framework / Versions / A     pelo que você acabou de baixar.

(Yosemite)

Yosemite_10.10_MBR_Patch

/System/Library/PrivateFrameworks/OSInstaller.framework/

/System/Installation/Packages/OSInstall.mpkg

Os arquivos com nome em negrito devem ser substituidos

Após a substituição dos arquivos em seu pendrive o OS X será capaz de fazer a instalação em Discos com partição MBR.

1.3 Configurar BIOS

Para a instalação é importante alguns detalhes que sempre mencionamos por aqui e vamos mencionar novamente. Se a sua BIOS tem a opção AHCI é importante que ela esteja ativa veja em nossa galeria de imagens algumas versões de BIOS.

 

1.4 Instalando o OS X em partição MBR

Tudo certo com seu pendrive espetado na USB vamos continuar com a instalação, para selecionar o Boot pelo pendrive;

Use F8 para Asus e F12 para Gigabyte. Agora basta iniciar a maquina com o pendrive de instalação e escolher o Instalador do OS X.

Escolha o Idioma que vai utilizar mavericks - dual bootDepois de escolher o idioma que vai utilizar você vai perceber que não consegue instalar o OS X em nenhuma partição, isso é normal, nesse momento você deve abrir o “Utilitário de Disco” e escolher a partição que criou e formatar em “Mac OS Expandido” como se observa na imagem abaixo( escolha um nome que identifique bem o OS X, ex: OS X + versão).

Mountain Lion em Virtual Box, iatkos ml 2 - dual boot

Pronto agora você deve ser capaz de fazer a instalação na partição que deseja. Depois de instalado você vai iniciar o OS X com o pendrive que usou pra instalar, mas dessa vez escolhe a partição que instalou o OS X no menu de Boot.

1.5 Instalando o OS X em partição GUID

Inicie a instalação do OS X com o pendrive de instalação.

Crendo que já passou para a próxima fase, você vai observar a tela de idiomas, onde você poderá escolher o idioma que deseja usar.

hackintosh snow leopard - dual boot

Novamente voc~e percebe que não pode instalar o OS X no HD, então;

Vá ao utilitário de disco e Formate o HD no formato de partição Guid e com a partição na extensão MAC OS Expandido Cronologicamente.

hackintosh snow leopard - dual boot

hackintosh snow leopard - dual boot

Depois de formatado o HD é só prosseguir a instalação normalmente, que vai durar no máximo 20 minutos.

hackintosh snow leopard - dual bootDepois de instalado inicie o Sistema com o pendrive que usou para instalar o OS X.

1.6 Instalando o Bootloader

Considerando que já tenha esteja com o OS X iniciado com sucesso (caso contrario busque ajuda no fórum), instale o Clover EFI Bootloader conforme sua placa mãe:

Placa Mãe com BIOS UEFI

Placas UEFI devem seguir as opções que marquei no programa.

clover efi - dual boot

Placa Mãe com BIOS Normal

Placas mãe com BIOS normal deve seguir as opções que marquei abaixo,(existe uma variação que você pode marcar “Instalar Clover na ESP” que nada mais é que instalar na partição EFI com placa de BIOS normal, também é uma opção valida se desejar pode marcar também).

clover efi - dual bootEscondendo opções Invalidas no Menu de Boot

Depois de instalado o Clover EFI ele vai ser capaz de exibir todas as partições e discos do computador no menu de boot e isso pode lhe trazer um pouco de duvida e frustração, mas para resolver isso deixamos o arquivo “NTFS.EFI” para download, e nos próximos passos ensinamos como resolver o problema.

Instalação do Clover EFI na Partição EFI

Depois de instalado o Bootloader vamos instalar os drivers NTFS.EFI que você baixou no Dropbox, para isto basta fazer uma cópia deles e salvar no seguinte endereço:

Para quem instalou o CLover EFI na partição EFI, vai precisar montar a partição EFI, para isso abra o  terminal e digite o seguinte:

“sudo -s” (vai pedir senha)

“diskutil list” (vai exibir todas as partições de seu HD, inclusive a partição EFI)

Pra você entenderem melhor na imagem abaixo que tirei no terminal do meu Hack a partição EFI é a de 209MB disk1s1, com base nisso você precisa achar a sua partição EFI, você vai usar a informação “IDENTIFIER” mas uma vez no meu é disk1s1 no seu pode ser outra especificação.

Voila_Capture98 - dual bootAchou a sua partição EFI certinho, ok vamos voltar ao terminal e digitar “diskutil mount /dev/disk1s1, pronto sua partição EFI vai aparecer no Finder. Agora navegue até “EFI/Clover/drivers64UEFI” e salve os arquivos que vem dentro da pasta compactada “NTFS.EFI”.

Instalação Clover EFI na partição normal do Sistema

Na hora de copiar os drivers baixados basta descompactar eles da pasta “NTFS.EFI” e salvar na pasta em que o Clover foi instalada, nesse caso especifico na raiz da Partição do OS X e na pasta “EFI/Clover/drivers64”

1.7 Resolvendo o Boot do Windows

Provavelmente você queira testar o boot do Windows e vai escolher ele no menu na próxima inicialização, mas percebe que da erro na hora do boot, isso é normal e vamos ensinar como resolver em nosso próximo passo.

  1. Para isso insira o disco do Windows e vá para a seção de reparo
  2. Selecione Prompt de comando e digite as linhas a seguir, (enter para cada linha de comando).

Diskpart
list disk (exibe uma lista dos discos do computador enconte o disco certo e selecione ele como se na linha abaixo)
select disk “0”(0=seu disco)
list partition (exibe a lista de partição em seu HD, selecione a partição reservada do Windows normalmente com 350MB)
select partition “0” (0=sua partição)
active ( e por ultimo ative ela)
exit exit  (para sair)
repare permissões de inicialização

Reparou o boot do Windows? deu certo? então volte pro prompt de comando e faça o inverso deixando a partição do OS X como ativa!

1.8 Pós Instalação

A pós instalação é muito importante para configurar o seu Hackintosh por completo, como por exemplo Áudio, rede em alguns casos o sono, para isso leia nossos posts sobre o Multibeast referentes ao seu OS X. Uma coisa muito importante é lembrar que você precisa conhecer a maquina que tem em mãos e fazer uma pesquisa prévia antes de iniciar a instalação, se a maquina da suporte ao OS X.

Multibeast 6 Guia definitivo

MultiBeast 5 como usar conforme seu Hardware

Juciano

Asus s4000CA Asrock H67ITX HT i5 3570k SSD 120GB + HD 750GB 8GB Memoria Nvidia GT 630

Posts relacionados

Como exibir porcentagem de Bateria em Hackintosh

Neste post rápido vou ensina-los alguns meios pelos quais você pode obter o funcionamento do gerenciamento de energia da bateria em Hackintosh portátil. Com certeza nas pesquisas de como configurar a bateria em um Hackintosh feito em um notebook a primeira posição será Voodoo Battery, e digo que em muito casos realmente o Voodoo Battery […]

Continue lendo

Como instalar o MacOS em um HD externo

MacOS HD externo. Muitas pessoas tem vontade de experimentar o MacOS em seus computadores, porem tem medo de perder as configurações e arquivos presentes no computador Windows, e ainda a incerteza de saber se o sistema vai ou não funcionar. Em maquinas virtuais você pode ter a oportunidade de testar o sistema, porem não é […]

Continue lendo
  • Cleuber Teixeira

    Eu estou com o mesmo problema amigo, conseguir resolver mudando a BIOS de UEFI para Legacy e então consegui instalar o Windows. Mas ele ainda não aparece no Clover, preciso dar boot no HD e não no Clover. Muito estranho isso, Mac reconhece o HD como GPT e Windows como MBR. Se alguém tiver uma solução, por favor compartilhe conosco.

  • paulo674xa

    Seguinte.
    Tenho um HD formatado em Guid com Windows 10 instalado. Quando eu converto em GPT pelo diskpart na hora da instalação do windows o windows instala normal, porem para fazer a instalação do Hack El Capitan da erro ao formatar a partição e diz que não tem espaço suficiente para formatar.
    Quando eu formato o HD em GUID pelo utilitario de disco do El Capitan ele instala o sistema da apple, porém na hora de instalar o windows na partição criada para ele diz que o windows não pode ser instalado nela por estar em MBR mesmo o HD estando em GUID.
    O que posso fazer nesse caso??? Alguem com um problema semelhante???

    • Cleuber Teixeira

      Eu estou com o mesmo problema amigo, conseguir resolver mudando a BIOS de UEFI para Legacy e então consegui instalar o Windows. Mas ele ainda não aparece no Clover, preciso dar boot no HD e não no Clover. Muito estranho isso, Mac reconhece o HD como GPT e Windows como MBR. Se alguém tiver uma solução, por favor compartilhe conosco.

    • Cleuber Teixeira

      Encontrei uma solução melhor amigo.
      Eu achei melhor assim.
      No DVD de instalação do Windows entrei no diskpart pelo prompt,
      apaguei todo o HD, converti em GPT e criei uma partição EFI com o mínino de 200mb,
      daí segui c a instalação normal do windows,
      criei tds as minhas partições inclusive a do mac e depois instalei o mac e deu td certo.

  • carlos henrique

    Na verdade eu verifiquei que fiz o download da imagem pra pc e não pra notebook ,poderia ser isso ?

  • carlos henrique

    Bom dia pessoal ,pode me dr uma força a muitos anos não instalo então me perdoem se for bobeira ,já dei o boot e consigo prosseguir do install mais ai para nessa mensagem : Debugger not configured.Hanging.

  • Não consigo dar continuidade por causa das imagens estarem quebradas. A imagem do IOS aqui ta em .dmg e não em .raw e isso dificulta muito: http://prntscr.com/b7i8dr

    SORRY?
    http://prntscr.com/b7i8po

    Isso só vai estressar a pessoa. ‘-‘

    • Juciano

      as imagens pra downloads estão em raw

    • Juciano

      Sim

  • Mano seguinte fiz a instalação no pendrive corretamente, mas quando dou boot na instalação aparece um erro “this version of mac os x is not supported on this plataform” meu notebook tem uma placa de video nvidia ja vi em alguns fóruns que e necessário desativar ele através de boot flag, minha duvida e onde digito essas boot flag na tela de boot do clover?

    • Juciano

      sim, em opções/graphics tem opções relacionadas a placa de vídeo

  • reinan

    fiz tudo certo mas na hora de dar boot pelo pendrive nada acontece e acaba iniciando o windows novamente

    • Juciano

      acerte a BIOS para aceitar Boot por usb

  • Guilherme

    Eu nao entendi apenas umas parte. No bootloader tem diversas opções. EU utilizo boot pelo clover, certo?

    • Juciano

      sim

      • Guilherme

        Cara, não consigo instalar. Quando seleciono o bootloader, ele fica com um ícone estranho apenas. E já instalei duas vezes no pendrive para ver se era esse o problema. Ajuda!

  • William Paulino

    Consegui instalar no meu asus x550ca. porem ao reiniciar e desativar uma opção de fast boot no setup ele não liga mais, liga mas não aparece nada na tela, nem o logo da asus nem nada, estava funcionando, reiniciei para pegar os dados da placa na partição do windows. Pensei agora que talvez tenha instalado o driver de video errado e ele queimou ou sei la… gostaria de ajuda, obrigado.

  • Amigo como posso instalar o mac os x em um PC
    placa mãe:MSI-7267 Memoria:2,0 GiB
    Processador:Intel® Pentium(R) Dual CPU E2140 @ 1.60GHz × 2
    Gráficos:GeForce 9500 GT/PCIe/SSE2? minha placa mãe não me da opção para alterar para a opção AHCI

  • gruvs

    Olá, realizei todas as etapas rigorosamente no método um (instalar o OSX em uma nova partição), porém na hora de dar boot no usb ocorre isto:
    http://i.imgur.com/vlKZXVH.jpg
    seleciono a opção do Yosemite e acontece:
    http://i.imgur.com/hHyZUKa.jpg
    eu espero um pouco e acontece isto:
    http://i.imgur.com/nhNP6Zz.jpg

    Procurei pelas soluções aqui nos comentários, tentei as opções que teoricamente se encaixam no meu problema e também tentei procurar por pelo intel graphics HD 4000 no fórum e encontrei isto: http://www.hackintoshworld.com/erros-graficos-antes-e-depois-da-instalacao/ que também serviu de nada… mesmo problema…

    tenho um ASUS Ultrabook s46cb-brazil-wx229h
    i7 3537u 3ªgen
    8gb (2x4gb 1600mhz)
    GeForce GT 740m 2gb 128bits
    (video onboard intel HD graphics 4000)
    http://i.imgur.com/LcI99lf.png

    Espero que alguém consiga me ajudar… Desde já agradeço !

    • gruvs

      Encontrei o problema, ao fazer o download da imagem, o Yosemite acabou baixando para dentro da pasta de um Yosemite_final que eu ia tentar antes de ver este post, e acabei lendo o “Leia-me” errado… agora coloquei o config.plist correto no pendrive na pasta CLOVER…. Caso alguém sofra do mesmo problema que eu, esta é a solução…

    • Juciano

      Infelizmente esse post não se aplica aos sistemas recentes da Apple, siga nosso novo guia de instalação

  • João Batista Delfino

    Me desculpe a minha ignorância, mas no item 1.2 deste tutorial “substituir os arquivos com o transMac” você não ensina como faze-lo(como se faz para substituir os arquivos que você cita)

    • Juciano

      abra a imagem com o transmac, ele funciona como uma janela do Explorer

      • João Batista Delfino

        Como faço pra te enviar umas fotos dos erros que está dando quando dou boot pelo pen driver.

        • Juciano

          vá no fórum

          • badelfa

            Estou como usuário no fórum como “badelfa” e coloquei as imagens e configuração do meu PC

          • badelfa

            Fóruns › Guias de Instalação em Desktops › Erro de instalação em 2 HDs dual boot, Juciano as imagens dos erro está neste endereço acima no fórum.

  • Não consigo passar para o pendrive, o programa ImageWriter diz q passou ,mas no transmac não aparece nada, o q pode ser?

    • Juciano

      faça o teste se o boot funciona, se não o próprio transmac faz a gravação

  • Esse tutorial serve pra instalar a Imagem do OS X Yosemite do fórum?

    • Juciano

      Não, tem tutoriais mais recentes para o Yosemite e El Capitan

  • Cool

  • Bom dia,
    Baixei a versão yosemite e “instalo” ele no pendrive usando o win32diskmanager.
    Até ai tudo bem, dai abro o transmac pra poder editar os arquivos e conseguir instalar na partição MRB, mas dai vou iniciar o sistema, entra no clover boot, seleciono o MAC OS e fica uma tela preta e não procede pra nada.
    OBS: Já testei com Maverick e sempre aparece a instalação normal, agora quando faço a mudança dos arquivos é que buga.

    • Juciano

      provavelmente as versões não coincidem

  • sabino junior

    ola boa noite a todos!
    eu tenho um pc predator G3-605 intel core i5
    nvidia gtx745 4GB;
    estou tentando instalar o mac osx em meu pc mas eu nao consigo;me ajudem ai pelo amopr de Deus!obrigado

    • Juciano

      qual os x,qual o erro ?

  • Pessoal! Eu estou com problemas na inicialização do instalador, ele aparece uma Tela preta com texto branco e as duas últimas linhas dizem:
    “[AGPM Controller] unknownPlataform
    DSMOS has arrived”
    Qual será o problema?

    • Juciano

      qual configuração da maquina?

  • Gabriel Souza

    Depois da instalação minha pasta raiz não aparece quando abro o finder, não funciona o bootloader e eu não consigo ativar a partição que esta o os x.

    • Juciano

      Não entendi bem, você quer ativar a partição?, depois de instalado o OS X você inicia a maquina com o bootloader e depois instala o clover

      • No tutorial a cima pede pra ativar a partição do windows. Já tentei usar o clover mais não consigo iniciar a tela do dual boot pelo HD apenas pelo pen drive

        • Juciano

          você esta com erro no boot, pra ter mais certeza do que falar pra você, me diga se você tem uma BIOS uEFI

  • Eli

    olá já tem o pacht MBR pro el capitan

    • Juciano

      Em algumas comunidades sim, busque no hackintoshosx.com

  • Alan

    Boa tarde pessoal, fiz o procedimento de 1 a 1.3 mas o pendrive nao da boot pra instalar, aparece apenas um traço, e da boot no windows, qual pode ser o problema?

    • Juciano

      Em alguns casos isso acontece Alan, e conseguimos corrigir refazendo o processo.

  • Carlos

    não consegui fazer dual boot, eu consigo entrar no Windows apenas apertando F12 e escolhendo o HD com Windows, mas o teclado USB não funciona.

  • Rafael

    Boa noite galera, consegui instalar o MAC OS X Yosemite no meu notebook porém, ele só inicia se estiver o pendriver de instalação conectado. Quando o Pendriver está desconectado ele trava na tela de carregamento do sitema. E o Windows tbm não funciona, já ativei a partição, mas se eu ativar a partição do windows, ele entra automaticamente no windows.

    • Juciano

      precisa instalar o Bootloader na EFI Rafael

      • Rafael

        Ola Juciano, a minha instalacao nao tem a particao EFI, e faço o processo de copiar os arquivos para o diretorio descrito (EFI/Clover/drivers64) mas nao funciona, o que fazer? Fiz a instalacao das duas formas com o clover, mas ainda para na tela de carregamento, com o pendriver entra normal

    • Max

      Como fez para instalar? Com esse guia?

      • Juciano

        qual versão deseja instalar?

  • Iserruya

    Eai galera… seguinte…. já instalei o MAC OS X no meu note (demorou pakas p conseguir), atualmente com o OSX Yosemite e dual boot com windows 8.1.. ok… tava rodando de boa e tal, mas chegou a att do windows 10 e eu atualizei. so que parece que perdi o dual boot. o yosemite está instalado mas parece que o bootloader foi substituído pelo do windows 10… como faço p entrar no yosemite e colocar de novo o bootloader, e fazer o dualboot? 🙂

    • Juciano

      crie um pendrive de instalação, use ele pra iniciar o sistema Yosemite e reinstale o bootloader

  • jvleite

    Fala ai galera, beleza? Seguinte, vou tentar fazer o processo no meu pc principal : Intel core i5 4 geração, 8gb de ram, 1tb de hd e intel graphics 3000.( compatível). Mas também queria fazer no meu notebook, seria possível?
    meu notebook: Intel celeron m550 2,0 GHZ, 4 gb de ram, 120 gb hd, intel mobile 965 express. por favor ajudem 🙂

    • Juciano

      o notebook creio que não

      • jvleite

        Int man, já tentei de tudo mas já desisti. aparece o logo da apple dai eu espero e depois fica azul ao invés de passar pro setup, deve ser algum problema de gráficos. mas vlw

  • Martone

    Tenho um MacBook Pro meados de 2009, em alumínio, ele tem um HD de 320GB, deixei 40GB para o OS X que ja esta instalado e funcionando com o Yosemite 10.10.5 e 40GB para o Windows. Agora como devo proceder para fazer o Dual Boot?

    • Juciano

      Você precisa usar o Bootcamp do OS X, dual boot em um Mac original é diferente de um Hackintosh

  • Lustoza

    fala galera eu tenho um notebook da lenovo g400s touch, core i3, 6 gb de ram hd de 500 e placa hd4x, com windows ’10 gostaria de saber se funciona eu colocar o Y. nele obrigado

    • Juciano

      Nos não damos um diagnostico par Notebook, porque é um pacote fechado, então você deve fazer o teste por conta Lustoza

  • Pacheco Amorim

    ola amigo…bom dia, minha duvida e simples, eu ja uso uma VM com Mac OS X no VirtualBox Portable, a partir da USB em HD externo… so que como vc deve saber, pela incompatibilidade de arquivos, os adicionais para convidados não são aceitos na instalação, comprometendo assim a resolução da tela…li seu tutorial, e vi que talvez fazendo um dual boot eu consiga ter o OS X com melhores condições, porem a minha duvida e, toda vez que eu for usar o Mac, terei que bootar a partir do pendrive com OS X?? pois eu vi que existem pessoas que acompanharam seu tuto, não conseguem iniciar o SO a partir do Mac, so tendo a opção do Windows, a exemplo de Italo Freire, que tem o problema, e vc apenas pergunta pra ele, “mas o OS X funciona??” eu uso o Linux Zorin OS10 em dual com o windows, e funciona normalmente, o formato de partição são compativeis, mas no mac tem a opção “utilitario de disco” que formata sem problemas a partição que fora criada anteriormente, com relação as extensões de arquivos e drivers, assim como no Mac, o Linux tambem difere do windows…se possivel, gostaria que tirasse minha duvida, te agradeço.

    • Juciano

      Se seguir o tutorial terá uma boa chance de ter o OS X funcionando em paralelo com o Windows sim, porem o problema do é resolvido com o Clover EFI

  • Matheus

    Bom dia parceiro! O meu caso é um pouco diferente, tenho um MacBook Pro com processador i7 da Intel e gostaria de instalar o Windows! Gostaria de sua ajuda pois estou com problema na parte de particionar o disco! Sempre que tento particionar, o Mac não cria o espaço NTFS na partição, então deixo em espaço vazio, mas mesmo assim quando vou instalar o Windows , ele diz que o arquivo está no formato “gap “( eu acho, não lembro ) e que não pode criar o Windows! Gostaria de sua ajuda, como crio a partição? Estou instalando o Windows 8.1 update pelo usb. Obrigado

    • Juciano

      Pra instalar o Windows em um MAC use o Bootcamp, baixe o Tuxera NTFS e crie uma partição NTFS

  • educassol

    Boa tarde,

    Eu estou tendo problemas para instalar meu hackintosh.

    Estou tentando instalar no mesmo SSD que tenho instalado o meu Windows, segui todos os passos descritos acima. Estou utilizando todos os aquivos mencionados e fornecidos pelo site.
    No início eu não conseguia nem iniciar a instalação mas na pasta do yosemite tem um “leia-me” e modifiquei o arquivo config.plist para configurar a minha placa de vídeo. A partir desde momento eu conseguir iniciar o arquivo de instalação. Aparece a maçã e em seguida abaixo da maçã começa a progredir uma barra de progresso. Mais ou menos na metade da progressão, desaparece a barra e a maçã, e no lugar surge um símbolo de proibição.

    Após eu ler dicas nos foruns, eu tentei várias coisas e nada deu certo até agora.

    Das que eu lembro, eu tentei:
    Usar todos as configurações para monitor fornecidos com o yosemite, “config.plist”
    Usar juntos e separados os comandos -s -v -f entre muitos outros que não me lembro agora.
    Mudar minhas configurações na BIOS
    etc…

    Minhas configurações:

    Processador: i7-4720HQ
    Ram:16GB
    Adaptadores gráficos: Intel(R) HD Graphics 4600 e NVIDIA GeForce GTX 970M
    HD: SSD Samsung 840 PRO
    Se precisar de algo mais, só avisar.

    • Juciano

      tenta retirar as kexts da Nvidia, com o transmac, se não souber como pesquise ou pergunte aqui

      • educassol

        Ja fiz e não adiantou. Eu já tentei muita coisa e pesquisei muito. A maioria disse que o problema está relacionado ao vídeo. Infelizmente a minha bios não me dá muitas opções, nenhuma relacionada a vídeo.

      • educassol

        eu li em algum lugar que não é possível instalar usando uma porta USB 3.0, você sabe me dizer se é verdade? meu laptop só tem USB 3.0 e não tem drive de CD/DVD/BD. Meu laptop é um Alienware 2015.

  • Lucs

    Tenho um HD com windows 10, eu posso criar uma partição nele e instalar o mac sem a necessidade de formatar o windows? ou eu vou ter q apagar tudo do HD e começar do zero?

    • Juciano

      sim

  • Itallo Freire

    Fiz o procedimento para o boot iniciar com o yosemite so que ele insiste em arrancar com o windows, ja utilizei ate o chameleon wizard e nao resolveu meu problema o que devo fazer ? ja fiz o procedimento do prompt.

    • Juciano

      Mas o OS X funciona ?

      • Itallo Freire

        Sim eu espeto o pen driver com o mac e dou o boot pelo OS X e ele inicia normal com os drivers e tudo, e o windows 10 tbm esta funcionando, mais continua o windows como padrao.

  • Itallo Freire

    Ola boa tarde, fiz todo o procedimento inclusive o do diskpart só que quando o windows vai iniciar fala que falta bootmgr, já tentei reparar a inicialização e chkdsk e tudo sem sucesso, o mac abre normal. O que devo fazer?
    Obs: cada sistema esta em um hd no notebook um no ssd(windows) e o outro no hd(Yosemite).

  • Danilo

    Deixa eu explicar melhor meu notebook é um i7, e depois que eu instalo Clover EFI v2, e copio os arquivos NTFS.EFI e reinicio o OS X não carrega mais fica a barra de carregamento e o logo da maça e nao sai disso.
    E o Diskpart
    list disk (exibe uma lista dos discos do computador enconte o disco certo e selecione ele como se na linha abaixo)………

    não exibe a partição do MAC.
    isso tudo como Pendrive
    e se tento instalar novamente não vai, eu tenho que entrar no windowns e formatar a partição.

    Como eu devo prosseguir?

    • Juciano

      Se o sistema sobe com o pendrive, veja se não esta esquecendo de instalar alguma kext.

  • Danilo Wellington

    Deixa eu explicar melhor meu notebook é um i7, e depois que eu instalo Clover EFI v2, e copio os arquivos NTFS.EFI e reinicio o OS X não carrega mais fica a barra de carregamento e o logo da maça e nao sai disso.
    E o Diskpart
    list disk (exibe uma lista dos discos do computador enconte o disco certo e selecione ele como se na linha abaixo)………

    não exibe a partição do MAC.
    isso tudo como Pendrive
    e se tento instalar novamente não vai, eu tenho que entrar no windowns e formatar a partição.

  • Danilo Wellington

    O arquivo NTFS.efi, ele é para ser descompactado? mas como eu faço isso?

    • Juciano

      não ele é o arquivo final

  • Danilo Welington

    Quando eu instalo o clover efi o ele nao inicia mais, fica só mostrando a maça e nao carrega,

    e ele ainda faz o boot pro Windows.

  • Guilherme Henrique

    Eu tenho que gravar em raw ou eu descompacto, como eu descompacto??

    • Juciano

      gravar

  • olá, tenho um notebook Dell Inspiron 14 2640 6GB de RAM, 1TB HD, I5-Intel, Geforce GT625M. Instalei o sistema Montain Lion e quando reiniciei o Notebook o sistema simplesmente carrega na tela da maçã e não entra. O que devo fazer?

    • Juciano

      Dizer qual erro reportado, entre em modo detalhado -v

  • Caio Filipe

    recentemente instalei a versão Montain Lion. a Instalação foi concluída com sucesso, mas, quando vou entrar no sistema a tela fica carregando na maçã e não entra. O que devo fazer? Meu notebook é um Dell Inspiron 14 2640 I5 Intel, 6GB RAM DDR 3, HD 1TB, NVIDIA GFIRCE GT 625M

  • Caio

    olá amigo, queria saber eu estou tendo o problema para iniciar chamado “Debugger Called Panic”
    Não achei nada sobre isso que possa ajudar. baixei a imagem com vocês mesmo. Poderia me ajudar?

  • Ezequiel

    Fiz o procedimento para recuperar o boot do win porém qdo digito active aparece a msg :

    o disco selecionado não é um disco mbr fixo
    o comando ACTIVE só pode ser usado em discos mbr fixos.

    Obrigado

    • Juciano

      se o seu disco não é mbr, o responsável pelo boot é a EFI, como esta a sua instalação me de mais detalhes

      • Ezequiel

        esta em uefi a bios e a unidade c esta em gpt fiz a instalação com o arquivo para note intel daq da pagina e estava tudo blz até eu formata a efi ela sumiu o bootavel do windows eu li em alguns sites que pra muda pra mbr tem q formata se isso for necessário prefiro reinstala o win doq perde o hack que esta funcionando blz…

  • Cleyton

    Bom dia, tenho um i3 com 4gb será que roda? (obs: Tenho instalado OS X 10.8 numa VMware)
    Usando na VM ele fica um pouco lento por causa da memória compartilhada, instalando em dual o desempenho seria melhor? Consigo usar a imagem do OS que tenho ou preciso baixar a indicada? Parabéns pela matéria. Obrigado

    • Juciano

      É melhor baixar a imagem do Blog

  • Rafael Marques

    Um probleminha bem chato até então. “O apagemento do Volume falhou: Não foi possível modificar o mapa de partições.”

    • Juciano

      Chato mesmo Rafael, vou criar um post ensinando a formatar pelo terminal

    • Caio

      uma dica, eu fiz isso. Baixa o Hirens boot em outro Pendrive e formata usando o Parted Magic. Colocando o Disco em HFS+ 🙂

  • Liniker

    Não tenho o CD do windows, como faço se eu quiser acessá-lo?!

    • Juciano

      Nem sempre o boot do Windows é afetado, mas se isso acontecer você vai precisar de uma mídia de instalação para corrigir

  • Daniel

    Boa tarde, depois de configurar o pen drive, quando tento efetuar o boot, aparece o seguinte: “b1f: init”, depois seguido de um “underline”, e não sai mais desta tela.
    Poderia me ajudar? D:
    OBS: fui tentar regravar a imagem no pen drive, mas o windows não reconhece mais o dispositivo via Explorer, como farei para formata-lo novamente?

    • Juciano

      HP format tool

  • Giovanni Allan

    Se eu instalar o MAC OS X no mesmo HD do Windows eu poderei atualizar o MAC OS normalmente mesmo estando em uma partição windows?

    • Juciano

      sim

    • Caio

      mas, nao poderá atualizar o Windows sem ter que recriar o Bootloader do MacOsx portanto sempre tenha um pendrive com o Clover em mãos

  • Fagner

    Estou usando uma placa mãe intel Dx79to
    fiz todos os processos anteriores até chegar no boot. Mas não funciona. Seleciono o boot e não deixa prosseguir. aparece uma nova tela para continuar, selecionar idioma, boot, devices após selecionar o pen drive para boot.
    A placa mãe já está com a configuração habilitada, tentei mudar pra raid e mesmo assim não resolveu. Estou usando a versão da imagem do yosemite.

    • Juciano

      esse parece ser um erro do Bootloader Clover, tente refazer o processo

    • Caio

      Tente apertar Espaço em cima da opção “install Yousemite” e use “Install Verbose Mode” ou “Install Single Verbose Mode” e coloca a linha de comando -v -x e nos de o erro que ele apresenta

  • Rafael

    Ae, vou tentar fazer, mas uma pergunta bem simples…

    Se eu colocar o Mac os x (msm q em uma partição diferente), vai deletar meu windows? Tem uma pá de coisa lá e não queria perder os programas (office, norton, meus jogos, etc).

    • Juciano

      Se fizer direito não vai perder nada

      • Rafael

        E se o sistema já estiver em formato .dmg? Eu fiz td normal mas na hora de bootar o pendrive ficou uma tela preta, será que esse é o problema?

        • Juciano

          As imagens de instalação estão em formato RAW

  • Dantas

    i3 2328m intel graphics hd 3000 trava logo na inicialização, fica tela preta com o traço piscando.

    • Juciano

      tente refazer o processo de transferência para o pendrive Dantas

  • Lucas

    Olá, quando tento abrir o pen-drive no transMac para substituir os arquivos, ele diz “No MAC HFS volumes found” Não sei se fiz algo errado, mas até agr fiz tudo exatemente como diz o tutorial.

  • Gustavo Garcia

    Dou boot no penrive, e aí inicio a instalação, porém, fica umas linhas de código, depois aparece uma bola branca com um risco no meio, e aí a tela fica toda riscada. O que poderia ocasionar ?

    • Juciano

      poste uma imagem para nos

  • Itallo

    Ola bom dia, tenho um notebook com dois hd, no ssd esta o hackintosh e no hd esta o windows, so que ao dar o boot pelo windows ele fala que falta o boot mgr. O que devo fazer para corrigir isso ? OBS: Foi instalado primeiro o OS X e depois eu tirei o ssd com o OS X e instalei o Windows, depois voltei o ssd com o OS X, se ei der boot pelo OS X ele inicia normalmente e se o boot for pelo Windows apresenta esse erro de boot mgr.

  • Artur

    E Qual smbios uso no s400c?

    • Juciano

      No meu uso MacBook Air 5.2

  • Artur

    Então juciano eu vi o tutorial que vc me mandou e estou em duvida.O a partição EFI quando reinicia ela some ou tem que fazer algum comando para tira-la?Para instalar os kexts eu preciso por na pasta kexts do clover ou posso usar um kext utility? Como instalo o dsdt?

  • Artur

    Ola Tenho o windows 8.1 instalado em gpt.Posso apenas particionar no windows e seguir a instalação do mac os? Se sim depois como faço pra escolher em qual iniciar?

  • rafael

    Amigo estou com uma duvida… tenho dual boot no mesmo hd….como comprei outro hd queria deixar cada sistema em um hd…no caso, queria excluir a partiçao do windows e assim aumentando o espaço total para o sitema osx…isso é possivel? abraçao

    • Juciano

      Sim pode ser feito

  • Vagner

    Bom dia – estou com um problema, após a instalação, deu erro e o windows nao iniciava, então fiz o precedimento do diskpart e voltou a funcionar, até ai tudo bem, só que uma partição que eu usava para salvar meus documentos ficou como espaço não alocado, sendo que eu nem mexi nela, peço a ajuda de você para resolver, pois não posso perder os dados tenho arquivos de trabalho e outras coisas muito importantes

  • Cléber

    Sou burro de mais.

    Já transferi a imagem para o pendrive mas não consigo fazer a transferência dos arquivos no TransMac, estou tentando para o Yosemite.
    Tenho certeza que é algo muito óbvio que eu não estou enxergando. Como transfiro o arquivo que fiz download para o pendrive usando o TranMac? Isso não tem no post.

  • Bernardo

    Não consigo ele dá erro na instalação em partição GUID. Eu faço o que está no tutorial, porém não consigo ver as imagens. Estou preso nessa parte.

  • Eduardo

    Montei o pendrive, e quando coloco o pc para iniciar a partir dele, fica em uma tela preta com o underline piscando e não sai disso! alguém sabe como resolver?

    • Juciano

      Sua maquina possui BIOS UEFI, o pendrive possui boot especifico para cada modelo de BIOS, escolha as opções corretas pro boot funcionar

      • vagner

        uma pergunta , meu pc esta com windows 7 ultimate, gostaria de saber como faço pra saber se esta em mbr ou uefi meu hd

        • Juciano

          Com certeza MBR, mas você pode ver no Gerenciador de discos

  • Jeferson

    Faço td conforme o tutorial mas quando faço o boot pelo mac ele fica com a tela preta com um monte de letras…

    • Juciano

      Normal ele inicia a instalação em modo detalhado para a hipótese de erros você saber onde ele ocorre;

  • Isabela

    Tá aparecendo uma tela preta com um círculo branco no meio (sinal de proibido), lgo depois do símbolo da apple e aí para. O que faço?

    • Juciano

      entre em modo verbose -v para ter mais detalhes do erro

  • noaking

    Fiz todos os procedimentos conforme instruído, porém ao iniciar o Boot para efetuar a instalação do MAC OS X, a CPU reinicia voltando para tela principal do bootloader do pen drive.

    Veja a imagem do ponto em que o computador é reiniciado… http://i.imgur.com/19wVWNk.jpg

    Alguma ideia do que seja?

    Segue as configurações da CPU:

    Placa Mãe: Lenovo 10AU000BBP
    Chipset: Intel Lynx Point H81
    Memoria: 8GB DDR3-1600
    Placa de Vídeo: Intel HD Graphics 4600
    Placa de Som: Realtek ALC662
    Controlador IDE: Intel 8 Series/C220 Chipset Family SATA AHCI Controller

  • Tania Mara E Consenza

    No item “prep imagem p/ inst.” , como transformar arquivo img para formato raw para colocá-la no pendrive?

    • Juciano

      A imagem de instalação disponibilizada pelo blog já vem em raw e com o suse que grava ela no pendrive nesse mesmo formato

  • manutecpc

    desisto kkkk

  • manutecpc

    alguem me ajuda? eu vou pra substituir o outro arquivo, mas quando chego na pasta FrameWorks do caminho
    System / Library / PrivateFrameworks / Install.framework / Frameworks / OSInstall.framework / Versions / A
    só encontro a DistributionKit.framework
    E todos arquivos estão desocultados tanto do TransMac quando do meu pc mesmo =s baixei a img daqui mesmo e gravei tanto com o SUSE e com o Win32DiskImager e da o mesmo resultado
    Se puderem me ajudar agradeço muito

  • Caio

    não consig oachar a pasta
    System / Library / PrivateFrameworks / Install.framework / Frameworks / OSInstall.framework / Versions / A
    me ajudem?

    • Juciano

      você precisa exibir os arquivos ocultos

      • manutecpc

        eu o fiz Juciano
        Se puder, entre em contato comigo pelo meu whatsapp ou facebook? =s

      • manutecpc

        Após a pasta /Frameworks/ só tem a DistributionKit.framework

  • Marcelo

    Link da imagem OFF de novo

    • Juciano

      Corrigido

  • Marcelo Brito

    O linnk para fazer o download da Imagem do OS X não esta abrindo

    • Juciano

      corrigido

  • pedro

    Link da imagem OFF

    • Juciano

      Corrigido

  • Gustavo

    uma pergunta tem como substituir o pen drive por um cd dual layer de 8 gb?

    • Juciano

      Nunca tentei, pode ser que sim

  • juliano

    Olá. Fiz atualização para a ultima versão,do Mavericks. Porem o áudio parou, tentei instalar pelo multibeast o driver ai ele pediu para instalar o chimera. Fiz isso ç, so que eu já,tinha o,clover na maquina. Qdo reiniciei apare a tela do boot e em seguida ao invés de entrar apare varias linhas do terminal sobre a tela. Como resolver? Obrigado

  • jonathan110408

    Ola amigo fiz os primeiros tres procedimentos igual ao que voce mencionou so que nao reconhece no meu note e ainda arrebenta com a MINHA GRUB de inicializacao pois possuo windows e ubuntu. ajuda se poder!

    • Você pode fazer isso pelo Linux para proteger o boot

  • Lucas

    Boa Noite Galera,
    to com o seguinte problema:
    eu abro o clover uefi, e dou o boot no mac os, só que quando ta carregando a tela , aparece no final “Mission Bluetooth Controler Suporte” e trava e fica dando só quebra de linhas e mais nada….
    Li alguns foruns e vi que tem solução, só que não entendi direito como soluciona…
    por favor me ajudem,
    grato.

  • é infelizmente o pendrive nao sobe mesmo. nem inicia o bootloader, sempre a mesma tela preta e sempre :/

    • funciona sim, você precisa deixar a BIOS boot como legacy uefi

  • Comecei instalar 12:00
    São 15:30 e ainda não mudou a tela.
    Está cinza com o cursor rodando…
    Tá certo isso??

    • Não você deve estar com algum erro gráfico, qual placa de vídeo está usando? Usou Graphicsenabler=Yes ou No?

  • Olá pessoal do Hackintosh, eu fiz todos os passos, mas no momento do boot, a tela fica preta e não aparece nada! O boot Clover aparece e no momento que seleciono para dar boot no MAC a tela fica preta e não aparece nada! Tenho um Dell Inspiron 15R Special Edition 7520. Placa gráfica ATI Radeon HD 7730M + Intel HD Graphics 4000 integrado ao processador Intel Core i7 3612-QM com 8 cores. A partição que estou usando é a SSD de 32GB (pois ele tem + um HD de 1 TB). Nessa partição SSD eu tinha o Ubuntu. Na BIOS selecionei AHCI, mas tem também: ISRT (Intel Smart Response Tecnology, que vem por default) e também a opção UEFI. O que devo fazer? Vou reinstalar o Ubuntu, porque ele perdeu o GRUB e agora não consigo entrar nem no Windows rsrs. Muito obrigado mesmo! Quero muito instalar o Mac no meu note!! Grande abraço!!

    • Isso tá acontecendo porque sua placa AMD não está sendo reconhecida,tenta retirar todas as kexts que comecem com Amd na pasta Extensions

      • Olá amigo! Mas devo retirar as kexts da qual pasta Extensions? Da /System/Library/Extensions ou da /Extras/Extensions? Vlw!!! Abraço!!

        • /System/Library/Extensions

        • Pelo transmac vc consegue… Pesquise algo aqui nesse mesmo fórum sobre erros gráficos instalação Mackintosh

  • nao consigo nem iniciar o boot. aparece uma tel preta com um numero 6 e um cursor piscando O.o

    • Felipe tente refazer o pendrive pois ele parece não estar com o boot ativo

      • mas o windows nao reconhece

      • ok, ja resolvi o reconhecimento do pendrive pelo windows. dei uma bobeada mas ja estou refazendo o pendrive pelo transmac

  • Willian

    Posso em vez de usar o Clover usar o grub2 do linux? Pois já tenho partições com linux e windows e prefiro o grub, eu consegueria dar boot no mac pelo grub?

    • Creio que não porque o bootloader precisa de um arquivo de diretrizes para possíveis ajustes no OS X e o clover efi tem o config.plist pra isso

  • João

    Estou com um problema. Quando chego no passo 1.6, de instalação do Bootloader, não encontro como instalar o Clover EFI. Ele deve ser feito na tela inicializável do pendrive?
    Abraço e obrigado.
    Meu notebook: Aspire V5-573P-6486, intel Core i5.

  • Rafael

    Alguem tem ideia de como resolver esse problema:” missing bluetooth controller transport ”

    Dá esse erro na tentativa de de boot pelo pendrive.
    Para o meu monitor mostrar imagem, tenho que, em opções (no instalador), “gráficos”, desmarcar o injectintel (+).
    Justamente quando faço isso da o problema acima, e não rola o boot.
    Reparei que se deixar marcado funciona, mas aí não consigo ver nada, a tela fica preta, *_*.

    Alguma possibilidade?

    • Rafael,

      “missing bluetooth controller transport” não é um problema, e sim um notice, um aviso do sistema para depuramento, ignore-a.

      Se chegou até esse ponto, é quase certo que o problema seja vídeo.

      Qual é o seu equipamento? (notebook, computador? video onboad, offboard? placa mãe, placa de vídeo?)

      • Rafael

        Entendo.
        Tenho um notebook, Acer.

        Intelgraphics HD 4000,
        Mother board – Gigabyte
        processador I7 – 4ª Ger

        Pior que eu já havia conseguido a instalação, mas resolvi refazer, pois estava com problemas para dar boot sem pendrive.
        Segui os mesmos procedimentos do sucesso anterior, mas apareceu esse Notice.

        Obrigado.

        • Procure aqui no Blog, ou no Fórum, a respeito do HD4000.

  • josevieira

    Olá bom dia,
    Tenho uma dúvida, posso instalar o Windows em um HD e o Mac em um SSD?
    ou precisam ser iguais? (2hds ou 2 ssd)

  • Rafael

    Olá, boa tarde.
    Aceitei o desafio, muito divertido para fazer, mas haja paciência rs.
    Então, talvez possa me ajudar.
    Meu problema é que a imagem não aparece na tela do Notebook, como paliativo pluguei o HDMI na TV, e mexendo no cabo acabou funcionando. Dessa forma, avancei até a etapa de instalação e na hora do boot no pen drive para configurar o OS, não consigo mais utilizar o paliativo que falei.

    Fiz o download a partir desse tutorial, mas não consigo acertar a “parte gráfica” no clover.
    Até acessei a parte no menu do clover e fiz umas alterações, mas mesmo assim não apareceu nada na tela do note.

    Tem alguma sugestão?

    Valeu!

    • preciso saber qual placa gráfica tem ai

      • Rafael

        Fala amigo, boa noite.
        Intel (R) HD Graphics 4000

        • Rafael

          Consegui resolver esse problema.
          está instalado…
          só não consigo dar boot sem pendrive e os drives, não consigo fazer funcionar.

  • Filipe

    Tô com uma dúvida, na verdade duas.
    Minha bios não mostra a opção avançada para mudar para ahci, (meu note é um vaio)
    e a segunda dúvida é, depois de seguir tudo certinho tentei instalar mas dá o seguinte erro.

    http://static.tumblr.com/lg8mocc/HkLnac75o/img_5188.jpg

  • kirestudio

    juciano o clover seria a mesma coisa que multibest ? eu instalaei o meu com o myhacker e multibest sera que com o clover eu terei melhor resultado? eu queria deixar funcionando 100% para eu rodar no meu studio!! me passa um placa mãe que é facinho instalar o maverick. estou usando uma placa dh61br e deu trabalho pois nao é uefi!!

    • Não pois o Clover é um bootloader e o multibeast é um utilitário pós instalação,e placa mãe eu indicaria uma da Gigabyte UEFI ai você pode escolher desde que seja Intel claro.

  • Clailton Jorge

    Bom dia Juciano. Juciano, eu estava realizando os passos até 0 1.3, porém o meu notebook não tem a opção de AHCI, tem apenas a opção de boot por Legacy mode ou Secure mode, tentei as duas e não deu certo. Eu inicializo pelo pen drive, ai abri a tela do CloverBoot e seleciono a 1º opção que é inicializar o mac os por pen drive bootável. Ai ele dá uma tela como a de DOS e vários comandos e para nesta mensagem da foto. https://onedrive.live.com/redir?resid=A7ECBD44814D8D59!15406&authkey=!AKZdF-pmIEjgGmE&v=3&ithint=photo%2cjpg
    Poderia me ajudar por favor. Muito bom o site de vocês, agradeço desde já o tutorial e a ajuda. Vlw.

    • Clailton, realmente boa parte dos notebook`s não tem como alterar a opção do AHCI, o modo do boot você tem que deixar em Legacy mode, pois o Secure mode, em sua maioria, já vem preparada para aceitar somente Windows 8.

      Sobre o erro, você tem que ver as especificações que do seu hardware primeiramente.
      Existe um post aqui no blog que poderá te auxiliar nisso: http://curte.eu/e19c8f

      • Clailton Jorge

        Obrigado pela ajuda Heron, esqueci de mencionar qual é o meu notebook. HP G4-2165BR, processador i5 3º Geração, placa de vídeo Intel HD4000. Heron pode me dar umas dicas de como utilizar o System Info? Eu executo ele e não aparece nada na lista, ai clico em Check Compatibility e também não aparece nada. Agradeço desde já a ajuda.

        • Engraçado que isso acontece no meu Ultrabook também.
          Faz o seguinte, rode um LiveCD de uma distro Linux (Ubuntu, Mint, Fedora…), baixe o programa e execute nele.
          Creio eu, que por conta do Windows 8 e por estar em Security Boot Mode (que foi o meu caso), esteja ocultando as informações.

  • guilherme

    como eu instalo em processador amd por favor me passe todos os passos

    • Amigo, vai depender do seu hardware AMD.
      Em teoria você pode usar o processo de instalação do Niresh 10.9 – Mavericks (http://curte.eu/4ad78f), porém seu hardware deverá ser o mais atual.

  • Ricardo

    Como eu troco de Hd no meu Hackintosh? tenho um de 500gigas por um de 2 teras, via restauração?

    • Juciano Carvalho

      Sim você pode restaurar, usando o carbon copy

  • cardosinho

    Instalação do Clover EFI na Partição EFI

    Depois de instalado o Bootloader vamos instalar os drivers NTFS.EFI
    que você baixou no Dropbox, para isto basta fazer uma cópia deles e
    salvar no seguinte endereço:

    ————- QUAL O ENDEREÇO ? —————-

    • juciano

      Pendrive 8 GB
      Um computador para fazer a instalação.
      Partindo do Principio que você não tenha nenhum OS X instalado recomendamos utilizar essa imagem de instalação. ( Porem você pode escolher o método que melhor lhe atender e ainda a versão do OS X que julgar ser melhor pra você)
      Um disco de instalação do Windows na versão instalada em seu computador, ou que deseja instalar.
      Clover EFI Booatloader
      Drivers NTFS.EFI

  • Felipe Souza

    Sempre me vem esse erro no início da instalação: http://migre.me/jOrtU

  • meanyack

    Nooo, why isn’t this in english? 🙁

  • Edgard Santos

    Juciano, eu fiz toda a preparação do pen drive bootavel, modifiquei minha BIOS para AHCI, ai quando vou dar boot ele da o boot e aparece uma dela do Clover ai eu dou boot pelo Mac OSX, e então ele carrega, e depois apaga, e reinicia o computador, oque devo fazer?

  • Eduardo Marques

    Quais os pré-requisitos mínimos para poder instalar? No caso notbooks? Se dar pra instalar também…Alguém sabe informar? Por favor, Obrigado!!!

  • estou com um problema. Estou fazendo os procedimentos em um Sony Vaio VPCEG13EB, que não oferece a opção de AHCI na Bios?? to quase me matando!!

    • juciano

      a opção AHCI é importante apenas se a BIOS oferece ela, qual o erro reportado na instalação

      • logo depois que eu mando instalar, para em uma tela preta!

  • Thiago Almino

    Juciano boa tarde!

    Fiz o processo conforme o Tutorial e também troquei o mach_kernel para funcionar no meu processador AMD, antes mesmo de instalar o MAC, quando esta carregando as informações (tela preta) ele trava nas seguintes linhas:

    USBF: 6.717 AppleUSBOHCI::CheckSleepCapability – controller will be unloaded across sleep
    USBF: 5.456 AppleUSBOHCI::CheckSleepCapability – controller will be unloaded across sleep

    poderia me dar uma ajuda com esse problema?

  • Ola Juciano
    eu tentei fazer este metodo do dual boot no msm HD
    e aparece um erro assim:
    mac is not supported in your plataform
    eu segui o tutorial corretamente
    unica coisa q eu usei a IAtkos ML2 baixada diretamente do iatkos.me
    e ao invez de usar aqueles programas para copiar a imagem eu utilizei o bootUtililityes (alguma coisa assim)
    seguindo o guia do aqui do site mesmo
    poderia me ajudar
    minhas configurações:
    placa mae: ASUS P8H61-M LX2 R2.
    processador: Intel core i3 3240 CPU
    placa de video:Zotac nvidia geforce 210
    Aguardo sua resposta!

  • Alex Alves

    Olá Juciano!
    Após instalação meu note só inicia se estiver com o pendrive espetado nele.
    Fiquei também sem som e internet Lan e Wi fi (Realtek).
    Pode me ajudar?
    Parabéns pelo site!

  • Rodrigo Anjos

    Ola, Juciano, Saudações.
    Quero fazer um Hackintosh usando o SO original vendido pela Apple em meu note Lenovo ThinkPad T420 (UEFI BIOS), instalando o OS X em dual boot junto com o W7 que já esta instalado em meu note. Acha que daria algum problema seguindo o tutorial postado por vc?

    • juciano

      A Apple disponibiliza o OS X Mavericks gratuitamente pela Apple Store Rodrigo

      • Rodrigo Anjos

        Sim, mas apenas para quem possui mac :v

        • juciano

          Você pode baixar pela internet também ,mas faça como achar melhor Rodrigo estamos aqui para ajudar

          • Pedro Gelli Pereira Tinoco Alv

            A pergunta do Rodrigo foi ” Acha que daria algum problema seguindo o tutorial postado por vc?”. Também gostaria de saber por curiosidade. Otimo post!! Estou passando a img pro pendrive agora tentar instalar =p TY!

  • Dudugaum Menezes

    Boa noite!
    Fiz tudo conforme tutorial, porém quando tento iniciar a instalação pelo pen drive, aparecem vários comandos de DOS e após a linha> syncing disks… killing al processes” o pc reinicia.
    Sabe o que pode ter ocorrido?

  • Thiago Almino

    Bom dia! Juciano. ótimo tutorial !

    Gostaria de saber se com a imagem que você postou (Mavericks para intel Pcs), posso instalar no meu PC com processador AMD substituindo o “march_kernel”. (net aqui é muito lenta, demoraria seculos para baixar outra imagem).

    Outra duvida, estou tentando achar o Kernel com o Transmac para substituir, só que não encontro o arquivo, poderia passar o endereço do arquivo?

    Obrigado !!

    • juciano

      Na minha opinião sim, o transmac você baixa o endereço que deixei no post, o kernel pode ser esse http://www.osx86.net/files/file/3736-amd-10910911092-kernel-update-iii-with-full-sse4-support/

      • Thiago Almino

        Desculpe, perguntei de forma errada! Oque não estou achando é o arquivo “march_kernel” para substituir (já vasculhei quase toda a imagem), gostaria do caminha (ex: System/Installation/Packages) o Transmac já tenho instalado 😉

        Obrigado

        • juciano

          O march_kernel fica na raiz da imagem, pode ser que ele esteja oculto, mas tinha de ser visto

          • vevvve

            Juciano, pode me ajuda?
            Eu fiz o contrario eu coloquei o windows 7 no meu mac e fico sem som no windows…

Carregando...