Gerando e aplicando patch em DSDT Laptop

Juciano

18 de janeiro de 2016

Iniciantes

24 Comentários

Ola meus amigos, hoje vou falar um pouco mais de DSDT, esse amiguinho que não é tão necessário mais para desktops

pela evolução das placas mãe em trabalhar com  o sistema OS X, porém ele ainda é bem utilizado em Laptops, e pode resolver aquele probleminha que esta te atrapalhando a tempos de conseguir um hack perfeito com seu portátil.

Para esse post vamos utilizar a ferramenta MaciASL e os patchs do Toleda , HehabMan.

Instalando os diretórios DSDT de patch no MaciASl

Estou deixando as urls aqui mas é recomendado visitar as paginas dos autores dos patchs, pois as paginas possuem muitas informações e claro os caras são muito bons nisso. Todos os créditos são deles!!!

 

Áudio UEFI HDMI Audio dsdt edições – Desktop / Laptop / Intel NUC
https://raw.github.com/toleda/audio_hdmi_uefi/master

Patchs em geral para todo o hardware laptop

http://raw.github.com/RehabMan/Laptop-DSDT-Patch/master

Patches DSDT em arquivo de texto

EMlyDinEsH Patches

 

  1. Abra MaciASL e clique MaciASL, em seguida, Preferências
  2. Clique Fontes, em seguida, clique no botão “+” (mais)
  3. Digite o nome do patch ou repositório
  4. Digite o URL do repositório de patches
  5. Feche a janela de Preferências

Não entendeu direito veja a imagem abaixo;

DSDT

 

Outra maneira de utilizar patchs com o MaciASL é na clicando no botão Patch e na janela que se abre colar o texto do patch ou clicar em Open e navegar ate o arquivo de texto abrir e depois de carregado aplicar o patch.

Voila_Capture2

 

Preparando um DSDT para seu laptop do zero

Prepara um DSDT para o laptop não significa que tudo deve ser corrigido apenas com o DSDT, a boa pratica é sempre procurar caminhos fáceis e que tragam bons resultados. Em um notebook geralmente algumas coisas não funcionam direito, e é essas coisas que vamos tentar corrigir com o DSDT.

Por isso vou simular um caso em que é necessário aplicar patches para áudio, bateria, teclas modificadas, wifi.

  1. Ao abrir o MaciASL, o programa vai gerar automaticamente um DSDT novinho pra ser editado.
  2. Depois de gerado o DSDT eu vou em patch e vou escolher um patch que funcione na minha maquina(a maioria dos patch tem uma descrição que detalha para que serve e as vezes os modelos de maquina que ele funciona, se não achar o modelo de sua maquina é valido tentar usar sempre o patch de uma maquina parecida)Voila_Capture3
  3. Sempre depois de aplicar um patch salve o arquivo como DSDT.aml, pois assim se algo der errado ou gerar muitos erros você fechar o programa e abre de novo o arquivo DSDT.aml pelo MaciASL e não perde o que já tinha feito corretamente.
  4. Vamos aplicar um patch pra áudio, esse patch não vai fazer o áudio funcionar, mas é um requisito pra que ele funcione, vamos adicionar um ID pro dispositivo de áudio, sugiro utilizar o ID 3, é o mesmo ID que o aplicativo Download AppleHDA Patcher v1.1 usa, que alias é ótimo para ativar áudio de laptop, log falo sobre ele aqui no blog.Voila_Capture4

 

Se você seguir aplicando um patch e salvando não tem erros,  quando perceber que já aplicou os patches necessários para seus dispositivos basta clicar em Compile e se não tiver nenhum erro salvar o mesmo em EFI/Clover/ACPI/Patched como DSDT.aml, e chamar o arquivo na sua Config.plist .

Mesmo o compile exibindo sinais de perigo ou otimizações você pode salvar o DSDT sem medo, e ir ajustando ele com o tempo.

A Juciano, mas deu uns erros no meu DSDT, como resolvo?

Amigo se seu DSDT deu erro você vai ter que mexer no código dele, o MaciASL mostra a linha que tá com erro, mas mexa no código apenas se o erro envolver uma linha, ou se tiver 2 ou 4 erros, mais que isso sugiro que retome a edição do ponto que não tinha erros, pois você pode estar botando todo o trabalho a perder.

119616-acpi-settings-clover-configurator

Evitando que o sistema falhe no arranque

Para evitar falhas na inicialização durante a construção de seu DSDT você pode deixar o campo DSDT name do Clover Configurator vazio e ao iniciar o sistema na tela de boot co clover escolha a opção Config/DSDT fix e em DSDT name coloque o nome do DSDT que esta usando com a extensão aml, assim o DSDT só vai ser carregado nesta seção e se o mesmo falhar basta desligar o computador e ligar novamente que o Clover vai ignorar o DSDT na inicialização, porem se o DSDT funcionar basta salvar essa opção com o Clover Configurator.

Juciano

Asus s4000CA Asrock H67ITX HT i5 3570k SSD 120GB + HD 750GB 8GB Memoria Nvidia GT 630

Posts relacionados

Forçar MacOS usar dongle Bluetooth USB

Este post veio também da pesquisa que fiz sobre dongles Bluetooth usb compatíveis com o MacOS, no referido post descrevo como fiz para fazer o dongle escolhido funcionar no MacOS. Bem neste post pretendo mostrar como incorporar um segundo adaptador usb Bluetooth, caso o adaptador que vem junto de seu Mac real ou HAckintosh não […]

Continue lendo

Bluetooth em hackintosh

Juciano

22 de junho de 2017

Iniciantes

3 Comentários

E ai pessoal, depois de um longo período sem escrever no blog aqui estou eu recomeçando, o longo período sem postagem é devido a falta de tempo por causa da faculdade e outras coisas. Mas vamos ao tema do post, bem eu nunca dei muita importância para Bluetooth, talvez por isso nunca tenha dado tanta […]

Continue lendo
    • Juciano

      as dicas são essas do post, mesmo porque não seu seu modelo de notebook

  • Erick Ribeiro

    Tenho um notebook com HD 4000 rodando Yosemite, áudio dele funciona normal, exceto pelo áudio do HDMI. Algum método pra ajudar?

    • Juciano

      usa Clover efi?

Categorias