Hackintosh: Thunderbolt


Thunderbolt é uma interface de comunicação desenvolvida pela Intel e lançada em parceria com a Apple no no de 2011 nos modelos de Mac da época.O conector desta tecnologia usa o mesmo formato do Mini DisplayPort, com 20 pinos, e é capaz de enviar dados nos padrões PCIe e DisplayPort ao mesmo tempo.

O Thunderbolt pode permitir a comunicação entre dispositivos de diversos tipo ao computador com incrível velocidade de transmissão de dados. Como se não bastasse, pode possibilitar também a conexão de dispositivos FireWire, DVI e outros por meio de adaptadores.

A conexão Thunderbolt envia dados nos padrões  PCIe e DisplayPort por um único cabo de forma bidirecional, ou seja, com dados sendo enviados e recebidos, ao mesmo tempo tudo isso sem perda de dados. O cabo padrão Thunderbolt pode ser em cobre ou do tipo óptico, tendo até 7 dispositivos conectados a uma única porta.

Existem diversos recursos extras dentro dessa conexão, e você pode ver muito disso pesquisando no google. Mas como o nosso intuito aqui é informar a relação da tecnologia Thunderbolt e Hackintosh, vamos a segunda parte.

Hackintosh: Thunderbolt

Pois bem como mencionado no inicio do post a tecnologia Thunderbolt foi desenvolvida pela Intel em parceria com a Apple, isso deixa evidente que os nossos Hackintoshes podem ter essa porta totalmente funcional, você só precisa adicionar a sua lista de compras uma placa que tenha Thunderbolt. E para facilitar vou deixar uma lista aqui das placas que tem Thunderbolt e que servem para Hackintosh.

Gigabyte

Três exemplos de placas com portas duplas Thunderbolt da Gigabyte.

GIGABYTE Z77X-UP5 TH GIGABYTE Z77X-UP4 TH GIGABYTE Z77MX-D3H TH
thunderbolt
Formato ATX Formato ATX Formato Micro ATX

 Asus

Três exemplos de placas com portas duplas Thunderbolt da Asus.

Asus Z87-Deluxe/Quad Asus Z87-Deluxe/Dual Asus Z87-Expert
thunderbolt
Formato ATX Formato ATX Formato ATX

Quo Computer

A Quo temos até post sobre eles aqui e as placas que prometem desenvolver prometem ser realmente incríveis permitindo instalar todo tipo de Sistema Operacional, todas as placa deles vem equipadas com Thunderbolt e outras postas presentes em Mac reais inclusive Fireware 400 e 800, porem no momento que estava escrevendo esse texto o site do projeto parecia estar fora do ar e não encontrei produtos deles nem mesmo no eBay então é provável que o projeto tenha morrido infelizmente.

Thunderbolt PCI

thunderbolt

Para quem já possui uma maquina completa ainda pode obter Thunderbolt através de placas PCI com o exemplo acima a ThunderboltEX PCIe da ASUS. Com base no cotrolador DSL 3310 Cactus Ridge 2C, o ThunderboltEX deve ser plugado em slots PCIe x4 e vem ainda com um cabo para se conectar ao pinout TB_HEADER, para fornecimento de energia. Outro cabo de interconexão DisplayPort oferece a opção de armazenar os sinais DP que saírem pelo output da placa de vídeo com o data stream do Thunderbolt.

Conclusão

Evidentemente existem diversos outros modelos de placas com conexão Thunderbolt deixamos aqui apenas alguns exemplos, e você pode escolher que melhor cabe em seu bolso, mesmo porque os modelos de placas presentes no Brasil tem preços bem salgados. Você ainda pode encontrar modelos de portáteis com portas Thunderbolt.

Você pode conferir casos de sucesso de Hackintosh com Thunderbolt em http://nofilmschool.com/2012/10/mountain-lion-hackintosh/

http://www.tonymacx86.com/music/124303-universal-audio-apollo-twin-thunderbolt-hackintosh.html

http://9to5mac.com/2013/12/18/how-to-build-a-4k-hackintosh-on-the-cheap-for-fun-and-profit/

Fonte Asus, Gigabyte, Adrenaline

Juciano

Asus s4000CA Asrock H67ITX HT i5 3570k SSD 120GB + HD 750GB 8GB Memoria Nvidia GT 630

Posts relacionados

Como exibir porcentagem de Bateria em Hackintosh

Neste post rápido vou ensina-los alguns meios pelos quais você pode obter o funcionamento do gerenciamento de energia da bateria em Hackintosh portátil. Com certeza nas pesquisas de como configurar a bateria em um Hackintosh feito em um notebook a primeira posição será Voodoo Battery, e digo que em muito casos realmente o Voodoo Battery […]

Continue lendo

Como instalar o MacOS em um HD externo

MacOS HD externo. Muitas pessoas tem vontade de experimentar o MacOS em seus computadores, porem tem medo de perder as configurações e arquivos presentes no computador Windows, e ainda a incerteza de saber se o sistema vai ou não funcionar. Em maquinas virtuais você pode ter a oportunidade de testar o sistema, porem não é […]

Continue lendo
  • Thiago Lisboa

    tenho uma Asus Z87-Deluxe/Quad, mas não encontro kexts para a conexão thunderbolt, pode me orientar para o funcionamento da mesma?

Carregando...