Instalando Mountain Lion 10.8.4 com Clover EFI Bootloader em UEFI


Pessoal, enquanto o Mavericks não chega vou tentar explicar a vocês um método de instalação bem simples e eficaz do Mountain Lion 10.8.4 com Clover EFI Bootloader em UEFI.

Clover EFI Bootloader
Clover EFI Bootloader

 

Requisitos

Preliminares

Primeiro de tudo, não podemos esquecer de configurar na nossa BIOS o SATA para AHCI e o “Boot Mode Selection” para UEFI.

Boot Mode Selection, Clover EFI Bootloader
Boot Mode Selection

Feito isso vamos ao que interessa.

Instalação do ML 10.8.4

Com o pendrive já preparado (na página do torrente tem mais explicação), faça sua instalação normalmente.

Após a instalação não retire o pendrive, pois ele não instala o Bootloader no seu disco.

Selecione o seu disco (deverá aparecer Boot Mac OS X from <nome da partição que você escolheu na instalação>).

Como ele já está no modo verbose (-v) você pode verificar caso venha dar algum erro na instalação. Normalmente instalações em UEFI não carecem de dar muitos erros já que o Clover consegue tratar com mais clarezas e “portando” as informações trazidas pelo Hardware para seu Mac.

Instalando o Clover EFI Bootloader

Como lhe disse, esta instalação não vem com bootloader (o que é ótimo para o que queremos).

Instalar Clover v2, Clover EFI Bootloader
Instalar Clover v2

Execute o instalador, clique em continuar. Na “Tipo de Instalação” primeiramente você deve escolher em qual sistema deverá instalar, lembrando que é necessário escolher a unidade em que está instalado o Mountain Lion. Logo em seguida que escolher a unidade, clique em continuar, e depois personalizar.

Instalação Personalizada, Clover EFI Bootloader
Instalação Personalizada

Escolha os itens que eu especifiquei na imagem, lembrando que no item “Tema” é necessário escolher pelo menos 1 ou todos, fica a seu critério.

Você poderá alterar essas informações novamente depois executando novamente o instalador sem problemas.

Dentre os selecionados, você deve se atentar ao seguinte detalhe: No Driver64UEFI você deverá selecionar o que for de acordo com seu Hardware sendo que o CsmVideoDxe-64, DataHubDxe-64, PartitionDxe-64 em sua totalidade são obrigatórios e se você estiver usando uma BIOS A.M.I. use o OsxAptionFixDrv-64, pois ele corrige problemas de memória em firmware UEFI.

Lembrando que os itens podem ser escolhidos de acordo com seu Hardware, no próprio instalador vem explicando o que cada um faz.

Finalizando a instalação, não reinicie seu sistema, pois é necessário instalar o Clover Configurator e as Kexts principais.

As Kexts principais estão no próprio pendrive na pasta EFI/CLOVER/kexts/10.8, conforme a imagem abaixo.

Kext's no pendrive de instalação., Clover EFI Bootloader
Kext’s no pendrive de instalação.

E com o Kext Utility, instale-as: simples, só abrir o Kext Utility, e arrastar as .kext para dentro do Kext Utility.

Acabou? Não, agora vem a parte mais interessante que é a configuração do Clover. Instale o Clover Configurator e execute ele.

Eu costumo a fazer uma configuração do zero, pois a que vem instalado no Clover é furada e sempre da erros.

Clover Configurator
Clover Configurator

Aberto, é necessário montar a unidade EFI. Clique em “EFI” depois “Mount EFI”.

Com a unidade do EFI montado, clique em “New”, e salve na pasta EFI/CLOVER que fica na unidade (EFI, claro).

Opções do Clover Configurator, Clover EFI Bootloader
Opções do Clover Configurator

Em cada aba existe uma opção chamado “Add in plist” responsável em agregar o que você está definindo no “config.plist”. Se você não quer ou não configurou nada, só deixar desmarcado, ok?

A configuração básica que eu recomendo é seguinte:

  • Aba GUI
    • Marcar o “Add in plist”;
    • Theme <nome do tema que você instalou, se instalou mais de um escreva o da sua escolha (tem que estar de acordo com o nome da pasta – EFI/CLOVER/themes)>;
    • Marque a opção “Internal UEFI” dentro da caixa “Hide Entries”;
    • Legacy “First”;
  • Aba System Parameters
    • Marcar o “Add in plist”;
    • Legacy Boot em “PBR”
    • Prev-lang:kbd em “en:0” (existem em português mas não  pesquisei sobre o código certo, ok?);
    • Marcar o “Verbose mode (-v)” no “boot-args”;

Clique em salvar, remova o pendrive de instalação reinicie a máquina. Lembrando e alterar a sequência de Boot na BIOS para a partição do UEFI.

Se correr tudo bem, como no meu caso, o sistema iniciará sem problemas nenhum e rápido, muito rápido por sinal. Mas se vier a ocorrer algum problema, só reiniciar a máquina com o pendrive da instalação, MASSSS na tela de seleção escolha a opção “Boot Mac OS X from <nome da partição que você escolheu na instalação>”.

Heron Santos

Sou analista de sistema, especialista no desenvolvimento de aplicações para web com processos internos, centros de controle e integração de sistemas.

Posts relacionados

Como exibir porcentagem de Bateria em Hackintosh

Neste post rápido vou ensina-los alguns meios pelos quais você pode obter o funcionamento do gerenciamento de energia da bateria em Hackintosh portátil. Com certeza nas pesquisas de como configurar a bateria em um Hackintosh feito em um notebook a primeira posição será Voodoo Battery, e digo que em muito casos realmente o Voodoo Battery […]

Continue lendo

Como instalar o MacOS em um HD externo

MacOS HD externo. Muitas pessoas tem vontade de experimentar o MacOS em seus computadores, porem tem medo de perder as configurações e arquivos presentes no computador Windows, e ainda a incerteza de saber se o sistema vai ou não funcionar. Em maquinas virtuais você pode ter a oportunidade de testar o sistema, porem não é […]

Continue lendo
  • Bruno Silveira

    amigo, em vez do clover, posso usar o chamilion?

  • Desmont

    Boa noite Juciano Carvalho… Primeiro gostaria de parabenizar pelo ótimo trabalho que vem desempenhando a respeito de Hackintosh… tenho uma duvida: como saber se meu Hack está rodando tudo ok, ou 99% como dizem?
    Desde ja Agradeço.

    • Juciano Carvalho

      Basicamente você precisa saber os recursos que sua maquina apresenta e depois ver se funcionam no Osx…geralmente você analisa vídeo áudio sono HDMI clock de procesenador reconhecer memória de vídeo no modelo e quantidade de memória correta

  • artur

    instalei, rodou direitinho, consegui fazer tudo, mas quando da o boot pelo clover no hd ele dá kernel panic kernel extensions in backtrace: com.apple.driver.appleintelcpupowermanagement. O que tenho q fazer?

    • Juciano Carvalho

      Você precisa instalar NullCPUPowerManager do multibeast,

  • artur

    meu ht já ta funcionando, só que instalei ele em outra partição no mesmo hd com Windows 8, o link do clover configurator do tuto ta quebrado, e as imagens do tuto também não aparecem, baixei outro clover configurator mas não achei a parte EFI em lugar nenhum, help por favor!!

  • Kaue de Camargo

    Ola! Eu instalei o ML 10.8.3 na minha placa mae GA-Z77-D3H, tudo certo, funcionou o audio certinho, so que nao estava conseguindo instalar nenhumm bootloader, entao vi esse topico e instalei o bootloader Clover v2, funcionou! so que agora não funciona mais o audio, tentei instalar kexts, tentei instalar a dsdt, mas nada com sucesso, nao sei mais o que fazer! poderia me ajudar?

    • Juciano Carvalho

      vai precisar instalar a kext referente ao codec de áudio de sua placa, pesquise no site do fabricante e vai descobrir qual é.

  • Pedro

    Olá,
    Tenho lido todo o blog!
    Estou instalando essa versão,: http://olarila.com/forum/viewtopic.php?f=27&t=3101

    Ele dá o boot pelo Clover Bootloader vai até a tela de instalação, particiono e coloco pra instalar. No meio da instalação (aos 12 minutos) desligou a tela do PC e não aconteceu mais nada.

    O que eu posso fazer?

    Nesse instalador tem a opão de install pelo Chameleon, mas nele, escolho o boot pelo pen drive e não passa da tela preta com os códigos.

    Se puder ajudar ficou muito grato!

    • Juciano Carvalho

      configurou a BIOS como se deve?

  • Luciano Soares

    Juciano Carvalho > Teria a possibilidade de vc me disponibilizar um link para as kexts do Notebook Samsung Rf-511-sd6 < pois o audio do me mesmo trava na maça e nao liga mais. falta so isso pra iniciar o sistema. ajuda ai por favor.

    • Juciano Carvalho

      me passa a configuração das peças que procuro pra você

  • Balgerda

    Ótimo blog. Um dos três problemas que eu ainda tenho no meu hackintosh ML 10.8.5 é com o touchpad do notebook. Tentei alguns kexts PS2, o único que respondeu ao toque foi o VoodooPS2, mas é muito ruim. Às vezes, ele inicia assim: um toque leve faz o cursor saltar loucamente pela tela, movendo e fechando janelas e alternando rapidamente entre a Mesa e o Dashboard. Quando funciona, é lento (mas dá pra melhorar isso nas configurações) e não “segura” nem “arrasta” os ítens quando eu mantenho o clique pressionado. Você tem alguma recomendação?

    • Juciano Carvalho

      As kerxts para esse fim que vem no Multibeast são as melhores, mas você pode buscar no google alguma kexts modificada para esse modelo de touchpad

      • Balgerda

        Eu acho que já tentei o Multibeast, além disso não quero mais usar os softwares do tonymac. Aproveitando, quero perguntar: você sabe como fazer aquele item de menu “Sobre este Mac” funcionar? Quando eu clico nele, termina minha sessão de usuário, em vez de aparecer as informações do computador. Obrigado.

  • Mateus Felipe

    To precisando de ajuda pra arrumar o wi-fi do meu Lenovo G470, já consegui arrumar o áudio, mas o wi-fi ta osso, o boot também ta dando problema, mas isso é o de menos, arrumo depois. Vlw.

    • Juciano Carvalho

      qual WIFI?

  • Eloi Oliveira

    POUTZ agora foi… cara que emoção… 🙂

  • Eloi Oliveira

    Bom, eu estive feliz por muito pouco tempo.. agora a instalação ocorreu perfeitamente, mas depois de reiniciar o Clover não da boot no sistema que esta no HD. para nas letras pretas e só….

  • Eloi Oliveira

    cara consegui resolver, parece que somos testados ate ao ultimo minuto, rs quando na BIOS eu modifico para AHCI tem que desativar um tal e ”SMART não sei o que”, era isso que estava atrapalhando, coloquei ‘enabled’ e fluiu tudo na mais calma qualquer novidade volto aqui.

  • Eloi Oliveira

    removi as kxts de video e nada, eu desconectei meu HD da placa mãe e sem o HD inicia tudo normal, abre a tela de idiomas mas não consigo fazer nada porque só aparece obviamente o pendrive como disco. Se ligo novamente o HD volta a aparecer a tela branca com a ampulheta colorida girando e nada.. nada.. nada… to pensando em desistir disso…

  • Eloi Oliveira

    Eu fiz tudo direito, criei o pendrive, alterei a BIOS, o clover abre, ponho pra instalar o ML mas depois de aparecer aqueles escritos de comando ao invés de aparecer o instalador do OSX pedindo o idioma apenas aparece a ampulheta pedindo tempo e nada, COMO FAZ???

    • Juciano Carvalho

      provavelmente problemas de vídeo terá que remover as kexts responsáveis pelo vídeo

  • cara vc poderia voltar com as imagens no tutorial?

    • Juciano Carvalho

      vou verificar aqui as imagens amigo

  • amigo blz encontrei na net um turorial de como ativar a serie 7xxx
    mas nao faço ideia de como fazer o tutorial esta en ingles e nao sei como editar o dsdt para fazer essa placa funcionar vc poderia me ajudar com isso mano por favor
    link do tutorial é esse
    http://rampagedev.wordpress.com/2012/12/04/about-amd-7970-working-with-full-qe/

  • amigo por acaso vc sabe como ativar a placa ati 7970 no ml 10.8.4 pois ja editei as kext e nao resolveu vi um tutorial na net de editar o dsdt mas esta em ingles e nao tenho ideia de como edito um dsdt

    • Juciano Carvalho

      me cobre ainda essa semana, vou fazer uma pesquisa

  • Mic

    Eu tinha uma imagem .dmg no meu HD, só que ela sumiu dps que eu tentei usar o Transmac pra transferi-lá pro meu pendrive. Deu um erro durante o processo e a imagem .dmg sumiu da pasta onde estava. Não quero baixa-lá novamente, pois é mt grande.

    • Juciano Carvalho

      Vai ter de baixar novamente

      • Mic

        Essa instalação é compatível com processadores AMD E-300?

        • Juciano Carvalho

          Não

  • iedson silva

    juciano antes de mais nada parabens pelo seu trabalho,muito bom………. sou novo nesse mundo “hackintosh”….nao tenho dificuldade nenhuma em aprendizado ao que se diz respeito “informatica” porem,gostaria muito que voce desse uma ligeira olhada nas capacidades de meu notebook classificando as chances de esses procedimentos apresentados aqui na web darem certo em minha maquina .
    fabricante do notebook:h buster
    modelo do notebook:1401
    Nome da Placa Mãe Haier T68D
    ram:4 gb
    Tipo de processador Mobile DualCore Intel Pentium, 2300 MHz (11.5 x 200)
    Realtek ALC663 @ nVIDIA MCP79/7A – High Definition Audio Controller PCI
    video: nVIDIA GeForce 9100M G (MCP79MH)

    atensiosamente

    • Juciano Carvalho

      Creio que funcione sim, tente com esse guia mesmo

      • iedson silva

        tentei usei o programa especificado pra gravar a iso no pendrive ai reinicio o note, configuro a bios pra ahci, u meu nao tem a opcao de boot mode uefi. mas o programa nao mostra minhas particoes como acontece na imagen e em um video que eu vi.mas mesmo assim dou inico ae ele carrega varias linhas com mensagen de sucesso porem trava e nao vai mais……….emfim o tuto ta muito resumido fragmentado,é pra usuarios hackintosh avancados pode se dizer assim , confundi e muito iniciantes……..mas de qualquer forma vc é u kara…………vlw

  • fabiano

    Preciso da sua ajuda, como fazer o pendrive do bootloader usando o windows? não tenho hack ainda. Obrigado

  • pepe

    Ola to instalando o lion em uma placa asus p8z68-v e processador i7 3770, 16gb grafica gts 450, e da esse erro
    WARNING: IOPlatformPluginUtil : getCPUIDInfo: this is an unknown CPU model 0x3a
    — power management may be incomplete or unsupported
    so entra com -x

    *antes eu tinha a mesma config so que tinha um i7 2600k
    e nao dava o erro so mudei o processador vc sabe como solucionar

    obrigado

    • Juciano Carvalho

      Isso ocorre porque SEU processador não roda com o Lion, instale o Mountain Lion

      • pepe

        ops sorry e com o Mountai lion que da esse erro10,8,2 e 10,8,3 e com 10,8,4 com todos
        ja fiz mil configuraçoes e nao consigo solucionar
        se sou ber de alguma coisa seria de grande ajuda obrigado

      • tonygun77@yahoo.com.br

        Olá Juciano, espero que possa me ajudar,,,
        Em primeiro lugar parabéns por esse site, tem sido muito util em informação para Hackintosh, desde 2009 eu instalo Hackintosh e aprendi muito nas comunidades do antigo orkut, porem elas quase nem tem atualizações mais…Fiquei muito tempo no Snow Leopard Retail, agora resolvi montar uma maquina nova e estou tendo problemas de instalação do Montain Lion, e resolvi escrever pois não acho solução em lugar nenhum…
        Minha configuração..
        GA-Z77X-UP5TH
        Core i5 3330 (Que aliáis acho que é com ele que estou tendo problemas)
        Geforce GTX 660 Ti
        Instalo o ML com o pen drive feito com o Unibeast, mas só instala com -X, reconhece minha placa de video, mas parece que ela não tem aceleração gráfica não consigo assistir videos nela…
        O Som tbm não consigo instalar, nenhum BootLOader funciona, o unico que consegui foi com o Chameleon e sempre dando -x…Chimera e Clover EFI não respondem com nenhum comando…O multibeast parece que nem funciona, parece não reconhecer….
        è o prcessador neh??? AInda posso troca-lo por um i5 3570k que parece ter mais compatibilidade, será que vc tem alguma luz???
        Obrigado

      • pepe

        nao consigo solucionar que droga nao entendo so mudei o prcessador
        se descobrir alguma coisa please helppp

        valeu

Carregando...