Patch na AppleHDA by Mirone

Juciano

13 de novembro de 2017

Tutoriais e Guias

4 Comentários

Como anunciado na pagina vou mostrar duas maneiras bem simples de aplicar um patch na AppleHDA usando os métodos do Mirone e do Toleda. O assunto de áudio aqui no blog é bem recorrente tanto em assuntos de posts como em perguntas.

Se você deseja um post mais detalhado de uma olhada nesse link http://www.hackintoshworld.com/audio-um-guia-pratico/.

Algumas considerações antes de iniciar o patch na AppleHDA

Antes de iniciar a instalação do MacOS em um computador é de suma importância que você conheça a maquina que você tem em suas mãos, conhecer os componentes principais e se eles são compatíveis com o sistema MacOS.

Dentre os componentes que precisam ser conhecidos esta o codec de áudio. exemplo ALC 283, o site ou manual do fabricante é um ótimo lugar para encontrar essa informação.

Muito bem, dito isso vamos ao meios de realizar o patch na AppleHDA

Usando o método do Patch Mirone, o método é do Mirone, mas o executável esta na conta de Micky1979 no forum InsanelyMac e pode se encontrado nesse link.

Este método promete ativar fazer o som funcionar em MacOS 10.7 ou superior, e a lista de codec suportados é muito grande, tanto para desktops quanto para notebooks.

Depois de baixado o app execute o mesmo, ao iniciar a ferramenta uma tela com instruções é exibida, mas vou dar as instruções aqui também.

applehda

  1. Com a ferramenta aberta arraste a AppleHDA original (sem modificações) dentro da janela.
  2. Em seguida escolha o codec de áudio de sua maquina e click em patch AppleHDA
  3. A ferramenta vai gerar uma pasta chamada MironeAudio com vários arquivos em sua área de trabalho.

applehda

Dentro da pasta existem três pastas uma com o codec ID do áudio, outra chamada CodecCommander, e mais uma com nome HDAEnable.

Pasta com o codec ID possui mais três pastas, cada pasta é um meio que você pode usar para ativar o áudio de sua maquina(não misture os meios de ativação para não gerar confusão), vamos as pastas:

  • Pasta Clover – possui um exemplo de config.plist com o layout id e com os patchs para a AppleHDA, e tudo que você precisa fazer é copiar os valores deles para a sua config.plist do clover, olha como fica a imagem abaixo ao abrir o arquivo plist gerado como o Clover Configurator:

applehda

  • Repare que as imagens mostram as propriedades do codec de áudio, na primeira imagem pode mos ver a aba Devices aberta e na propriedade Audio vemos o numero 3 esse valor é o layout ID ele é sugerido pelo método de ativação do áudio.
  • Na segunda imagem temos a aba Kernel and Kext Patches e nela as propriedades de patcha para AppleHDA, com essas informações fica fácil realizar o processo.

Basta abrir duas janelas uma com o config.plist gerado pelo método de ativação e outra com o config.plist (Clover) que você usa no boot de seu hackintosh, e fazer as alterações necessárias e reiniciar a maquina e o áudio deve estar funcionando bem.

  • Pasta DSDT Patches – possui dois patches um para injetar o layout ID HDEF_Patch.txt e system_IRQ.txt para o codec de áudio. Essa opção é para quem usa DSDT no hackintosh, e obviamente quem usa DSDT sabe como aplicar esses patches, se desejar ler mais sobre o assunto aqui estão alguns links.  http://www.hackintoshworld.com/gerando-e-aplicando-patch-em-dsdt-laptop/  e http://www.hackintoshworld.com/dsdt-maciasl/
  • Pasta full Patched AppleHDA – é a AppleHDA com patch aplicado, como disse antes não misture os métodos isso é o mesmo que usar o patch no clover ou o patch do DSDT para o codec de áudio. Se desejar usar ela deve saber que toda vez que atualizar o MacOS terá que repetir o processo de instalação da mesma.
  • Para usar ela você pode instalar ela com o Kext Utility, e usar o layout ID da imagem do Clover Configurator, ou o patch HDEF_Patch.txt no DSDT ou por fim usar o conteúdo da pasta seguinte, a HDAEnabler3.
  • Pasta HDAEnabler3 – Contem um kext que faz o mesmo serviço mostrado na primeira imagem do Clover Configurator e do patch HDEF_Patch.txt.

Na minha opinião a melhor opção é  o método do Clover usando o Clover Configurator.

Pasta CodecCommander – possui uma kext que corrige um erro recorrente em alguns codecs de áudio que perdem o som ao hackintosh acordar do sono. use apenas se você tem esse problema. Se desejar saber mais leia nesse link https://bitbucket.org/RehabMan/os-x-eapd-codec-commander

Pessoal espero que tenha fica claro os meio de ativação de áudio, se restar duvidas deixe nos comentários ou em nossa pagina no facebook.

Todos os créditos vão para Mirone, Mycky1979, RehabMan e a excelente comunidade Insanelymac.

Juciano

Asus s4000CA Asrock H67ITX HT i5 3570k SSD 120GB + HD 750GB 8GB Memoria Nvidia GT 630

Posts relacionados

Corrigir o TrackPad no High Sierra ( ELAN, FocalTech and Synaptics)

Olá meus amigos leitores, aqui estou eu mais uma vez para relatar uma forma de corrigir o trackpad no High Sierra. Este post não pretende resolver todos os problemas relacionados a trackpad, esse post é destinado a touchpad das marcas . Para outras marcas você pode dar uma olhada no repositório do https://github.com/RehabMan , muito bem dito […]

Continue lendo

Duas maneira pra atualizar seu MacOS para High Sierra

Ola amigos, neste post pretendo mostrar duas maneira de instalar o MacOS High Sierra sem precisar baixar imagens modificadas ou qualquer outra coisa, a única coisa que você precisa é baixar o High Sierra na App Store, claro para isso você precisa ter o MacOS rodando em alguma maquina. Muito bem vamos aos meios de […]

Continue lendo
  • iPad Games

    Boa noite, muito bom o post vai ajudar muita gente, mas meu problema é outro :(. São dois na verdade.

    Primeiro depois que atualizei para o novo OS sinto ele mais lento na parte gráfica eu acredito muito que tenha a ver com driver tenho uma GTX 760, ainda não fiz uma instalação do zero pretendo fazer, mas se voce souber de alguma coisa que de para resolver isso.

    A segunda é com o iTunes isso ja ocorria no outro OS também que é a tela preta para reproduzir videos. ja vi tutoriais para resolver, mas não funcionou voce tem alguma solução? obrigado.

    • juciano

      Já testou o Web Driver da Nvidia, no blog tem post sobre o assunto

      • iPad Games

        estou com o ele atualizado e o cuda. Mas quando instalei o Web e quando sai atualizaçao ele sempre fala que deu um erro e pede para cancelar ou continuar. não sei se pode ser disso. Acho melhor eu fazer uma instalação limpa do OS.

        • juciano

          Tente uma instalação limpa





Categorias