Produtividade: Dicas e truques no OS X

Se você é recém chegado no OS X e ou já tem um tempo,para os dois casos é sempre bom aprender coisas novas que podem tornar nosso dia a dia mais simples, não é mesmo.

Para quem sai do Windows e vai para o Mac OS X logo de cara percebe uma grande facilidade em realizar tarefas que no Windows eram bem mais complicadas, como por exemplo instalar e desinstalar um programa, bem mais a frente explico isso também, mas continuando o texto estamos falando das vantagens do OS X em relação ao Windows, mas mesmo assim podemos deixar ele o OS X bem mais pratico e adaptado as nossas necessidades, seja qual for a área que trabalha.

Dock

31131

Primeiro de tudo, vamos fornecer um pouco mais de espaço na tela. O Dock ocupa um espaço muito grande da tela, especialmente em telas widescreen, onde o Dock fica na parte inferior e ocupa um precioso espaço.

Posição Dock

Com telas widescreen, faz sentido colocar o Dock tanto no lado esquerdo ou direito da tela (Preferências do Dock – Posição na tela).

Oculta e Exibir Automaticamente

Mesmo escolhendo um dos cantos da tela direito ou esquerdo, talvez você precise de mais espaço ainda, então talvez seja o caso de você deixar o Dock em modo de auto oculta e exibir(Preferências do Dock – Ocultar e Exibir o Dock automaticamente).

Há apenas um problema – o Dock é um pouco lento para aparecer. Há duas maneiras de ajustar isso.

Digite isso em Terminal para fazer o Dock aparecer sem demora:

defaults write com.apple.dock autohide-delay -float 0; killall Dock;

Talvez você queira que o Dock apareça lentamente (5 segundos), evita que você abra programas por acidente:

defaults write com.apple.dock autohide-delay -float 5; killall Dock;

Para restaurar os padrões:

defaults delete com.apple.dock autohide-delay; killall Dock;

 

Velocidade da animação ajustes

Digite isso em Terminal para retirar as animações do Dock:

 defaults write com.apple.dock autohide-time-modifier -float 0; killall Dock;

Talvez queira uma animação curta(0,2 segundos):

 defaults write com.apple.dock autohide-time-modifier -float 0.2; killall Dock;

Para restaurar padrões:

 defaults delete com.apple.dock autohide-time-modifier; killall Dock;

Finder

os-x-1010-new-finder

Mostrar arquivos ocultos (arquivos com ponto)

Digite isso no Terminal (aviso: ele vai reiniciar o Finder):  

 defaults write com.apple.finder AppleShowAllFiles TRUE; killall Finder;

Para restaurar padrões:

 defaults write com.apple.finder AppleShowAllFiles FALSE; killall Finder;

Terminal

Se você deseja encontrar e executar um comando que você já executou antes, tente usar Ctrl + R e começar a digitar qualquer parte do comando. Você vai obter os resultados que permitem restringi-las ao comando que você está procurando.

z

z Também pode ser um ótimo complemento para o seu Terminal.

iTerm

iTerm é um ótimo substituto para o Terminal com muitos ajustes e preferências.

Teclado

apple-keyboard-1024x530

Atalhos

OS X tem realmente um poderoso sistema de gerenciamento de atalhos. Abra  Preferências do teclado – Atalhos e você vai ver um monte de atalhos do sistema.

E ainda configura eles de acordo com seu gosto pessoal.

Spectacle

O OS X tem uma infinidade de atalhos e você pode conferir todos eles neste link, porem se você usa um teclado ABNT2 não vai poder usar todos esses teclados uma vez que esse modelo de teclado é diferente do padrão, mesmo a Apple dando a opção de usar teclado ANBT2 a partir do OS X Mavericks, para resolver este problema, podemos utilizar o Spectacle um app que modifica as teclas de atalho do sistema e permite criar novos atalhos.

Preferências para óculos

 

Mission Control

HT4689-MtLion-Mission_Control-003-pt_BR

Tenha controle de tudo que esta aberto em seu OS X com o Mission Control, além disso este recurso pode ser uma ótima opção para troca rápida entre janelas e aplicativos abertos.

Abra o Mission Control com um destes métodos

  • Em um trackpad ou Magic Mouse, deslize com três dedos para cima ou dê um toque duplo (não clique duplo) com dois dedos
  • Em um teclado da Apple ou ABNT2, pressione a F9

HT4689-Three_Finger_Swipe_Up-001-en

Compartilhamento no OS X

Compartilha impressora e demais arquivos no OS X é realmente muito simples, e pode ser uma mão na roda quando seus documentos de trabalho estão espalhados pelos computadores de sua casa, aqui em minha casa eu deixo sempre o computador principal ligado em meu quarto e uso o laptop para onde eu estiver assim sendo na sala cozinha ou demais lugares sempre tenho a mão tudo que preciso para realizar minhas tarefas aqui no blog.

Tudo que você vai precisar é ir em Preferências do Sistema Compartilhamento e depois marcar o que deseja compartilhar em sua rede.

Voila_Capture153

Depois quando for acessar as documentos desse Mac em outro computador basta selecionar ele no Finder e iniciar a seção com uma conta presente no Mac que os arquivos estão presentes.

Voila_Capture154

Concluindo

Muita coisa não foi listada aqui e espero em breve acrescentar mais coisa, mas também gostaria de saber quais os recursos mais interessantes você tem notado no OS X e ainda você pode contribuir com mais dicas nos comentários.

Juciano

Asus s4000CA Asrock H67ITX HT i5 3570k SSD 120GB + HD 750GB 8GB Memoria Nvidia GT 630

Posts relacionados

Gigabyte Brix Hackintosh

Juciano

7 de Janeiro de 2018

Artigos, Mac Custom

4 Comentários

Olá meu amigos leitores, estou aqui para trazer uma configuração de hackintosh bem bacana montada em um Gigabyte Brix, sim aqueles computadores compactos. Existem diversos fabricantes que constroem esse tipo de computador entre eles Intel, Asus, MSI e Gigabyte, eu escolhi o Gigabyte exatamente pela marca ter um bom histórico de compatibilidade com hackintoshes, e […]

Continue lendo

Patch na AppleHDA by Mirone

Juciano

13 de novembro de 2017

Tutoriais e Guias

4 Comentários

Como anunciado na pagina vou mostrar duas maneiras bem simples de aplicar um patch na AppleHDA usando os métodos do Mirone e do Toleda. O assunto de áudio aqui no blog é bem recorrente tanto em assuntos de posts como em perguntas. Se você deseja um post mais detalhado de uma olhada nesse link http://www.hackintoshworld.com/audio-um-guia-pratico/. Algumas […]

Continue lendo
  • Anderson Dias

    Juciano, bom dia. Uma pergunta sobre compartilhamento, é possível desabilitar para que as outras maquinas acessem sem digitar windows. Minha situação é o seguinte, gostaria de deixar um hackintosh para usar e compartilhar docs, porém é uma loja de informática e são muitos PCs de pessoas diferentes.

    • Juciano

      Conheço apenas o meio que expliquei no blog Anderson, não vou poder te ajudar nessa





Categorias