Protocolo WIFI IEEE 802.11ac

Juciano

13 de outubro de 2014

Artigos

6 Comentários


Quem não gosta de navegar na internet e ainda fazer uns downloads (eu mesmo amo ver aquela taxa do torrent beirando a 2mb na comodidade do nosso protocolo de redes mais amado o famoso wi-fi) então você não pode perder esta dica, atualmente temos um novo protocolo de rede sem fio IEEE 802.11ac porem ainda não é tão acessível ao mercado brasileiro, esse protocolo tem velocidades incríveis que supera muito todos os protocolos anteriores IEEE 802.11a/b/g/n veja o gráfico abaixo :

 

 

WIFI IEEE 802.11ac

Acessível = caro $$$

A tecnologia já esta presentes nos produtos Apple da nova geração assim como MacBook Air/Pro & Time Capsule.
A grande sacada deste protocolo é sua alta frequência de desempenho que chega a 5Ghz comparado com a antiga de 2,4Ghz a tecnologia 802.11ac entrega a velocidade do wi-fi com taxas de dados de até 1,3 Gbps o triplo do padrão anterior 802.11n. Isso significa uma velocidade de Wi-Fi até três vezes maior, a largura de banda do canal também é duas vezes maior.

 

Quero usar o novo protocolo IEEE 802.11ac o que eu preciso ?

Nem tudo são flores, porque para isso precisamos de um roteador que opere com este tipo de tecnologia. Em 27 de abril de 2012, a Netgear já havia anunciado seu primeiro roteador Wi-Fi habilitado em parceria com a Broadcom.(ótimo que foi a Broadcom logo mais teremos varias placas mini – wifi ). A Apple começou a vender seu roteador Airport Extreme em conformidade com a versão 802.11ac.e os outros fabricantes estão implantando o chipset da tecnologia IEEE 802.11ac como por exemplo; Motorola, Asus, Netgear, Cisco, D-Link entre outros, mais aviso o preso ainda é salgado no mercado brasileiro na faixa de R$700,00 a R$1.100 reais um luxo ter um aparelho desses em casa e lembrando de nada adianta termos um super roteador que propague o nosso sinal em alta velocidade se não temos aparelhos compatíveis com a tecnologia IEEE 802.11ac

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Quais produtos já são compatíveis com o protocolo 802.11ac ?

Em 7 de junho de 2012 a Asus apresentou seu mais novo notebook dedicado aos gamers, o ROG G75VX, que já vem de fabrica com a nova especificação de rede 802.11ac.

A Apple anunciou em junho de 2013 que o seu mais novo MacBook Air e posteriormente em outubro de 2013 o MacBook Pro já poderia ser adquirido com a nova versão de redes 802.11ac.

E nos amantes de Hackintosh como ficamos ?

Deixo a vocês as soluções já testadas em ambiente OS X Mavericks para serem implementadas nos nossos Hackitonshes
obs*somente a partir do OS X Mavericks esta tecnologia esta disponível kexts nativas necessárias para 802.11ac

segue abaixo soluções para desktop e notebooks para ter a funcionalidade IEEE 802.11ac presente no seu Hackinstosh confira.

Notebooks

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Desktop/USB

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Pergunta que não quer calar vale a pena investir nesta nova tecnologia wi-fi ?

A resposta é: depende… temos dois fatores:

O primeiro “seu bolso” afinal você esta caminhando para uma nova tecnologia que também por ser nova tem valor elevado de mercado

O segundo fator é quantos aparelhos você possui que abrangem esta nova tecnologia Wifi ?

ex: somente o MacBook que eu comprei suporta IEEE 802.11ac já os outros aparelhos de casa ainda estão na 802.11 G/N.
para realmente compensar a aquisição desta tecnologia é necessário ter vários aparelhos que comportem esse protocolo para usufruir da tecnologia.

Juciano

Asus s4000CA Asrock H67ITX HT i5 3570k SSD 120GB + HD 750GB 8GB Memoria Nvidia GT 630

Posts relacionados

Como configurar TouchPad no Hackintosh

Juciano

3 de outubro de 2016

Artigos

21 Comentários

Bom eu reparei que nunca tinha falado especificamente sobre o assunto aqui no blog e hoje vou apresentar algumas opções de como deixar o touchpad no hackintosh 100%. É frustrante instalar o MacOS em seu notebook e acredite instalar MacOS em notebook não é tão simples quanto parece, por se tratar de um hardware fechado […]

Continue lendo

Web Drivers para MacOS Sierra

Juciano

8 de julho de 2016

Artigos

20 Comentários

Aqui no blog sempre trazemos informações sobre Web Drivers da Nvidia, (Web Drivers são drivers originais da Nvidia para plataformas Windows, Linux e MacOS, apesar da Apple já disponibilizar seu próprio driver para placas Nvidia). E nessa semana a Nvidia disponibilizou Web Drivers para MacOS Sierra. Se deseja utilizar esses drivers faça o download aqui […]

Continue lendo
Carregando...