Protocolo WIFI IEEE 802.11ac

Juciano

13 de outubro de 2014

Artigos

6 Comentários

Quem não gosta de navegar na internet e ainda fazer uns downloads (eu mesmo amo ver aquela taxa do torrent beirando a 2mb na comodidade do nosso protocolo de redes mais amado o famoso wi-fi) então você não pode perder esta dica, atualmente temos um novo protocolo de rede sem fio IEEE 802.11ac porem ainda não é tão acessível ao mercado brasileiro, esse protocolo tem velocidades incríveis que supera muito todos os protocolos anteriores IEEE 802.11a/b/g/n veja o gráfico abaixo :

 

 

WIFI IEEE 802.11ac

Acessível = caro $$$

A tecnologia já esta presentes nos produtos Apple da nova geração assim como MacBook Air/Pro & Time Capsule.
A grande sacada deste protocolo é sua alta frequência de desempenho que chega a 5Ghz comparado com a antiga de 2,4Ghz a tecnologia 802.11ac entrega a velocidade do wi-fi com taxas de dados de até 1,3 Gbps o triplo do padrão anterior 802.11n. Isso significa uma velocidade de Wi-Fi até três vezes maior, a largura de banda do canal também é duas vezes maior.

 

Quero usar o novo protocolo IEEE 802.11ac o que eu preciso ?

Nem tudo são flores, porque para isso precisamos de um roteador que opere com este tipo de tecnologia. Em 27 de abril de 2012, a Netgear já havia anunciado seu primeiro roteador Wi-Fi habilitado em parceria com a Broadcom.(ótimo que foi a Broadcom logo mais teremos varias placas mini – wifi ). A Apple começou a vender seu roteador Airport Extreme em conformidade com a versão 802.11ac.e os outros fabricantes estão implantando o chipset da tecnologia IEEE 802.11ac como por exemplo; Motorola, Asus, Netgear, Cisco, D-Link entre outros, mais aviso o preso ainda é salgado no mercado brasileiro na faixa de R$700,00 a R$1.100 reais um luxo ter um aparelho desses em casa e lembrando de nada adianta termos um super roteador que propague o nosso sinal em alta velocidade se não temos aparelhos compatíveis com a tecnologia IEEE 802.11ac

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Quais produtos já são compatíveis com o protocolo 802.11ac ?

Em 7 de junho de 2012 a Asus apresentou seu mais novo notebook dedicado aos gamers, o ROG G75VX, que já vem de fabrica com a nova especificação de rede 802.11ac.

A Apple anunciou em junho de 2013 que o seu mais novo MacBook Air e posteriormente em outubro de 2013 o MacBook Pro já poderia ser adquirido com a nova versão de redes 802.11ac.

E nos amantes de Hackintosh como ficamos ?

Deixo a vocês as soluções já testadas em ambiente OS X Mavericks para serem implementadas nos nossos Hackitonshes
obs*somente a partir do OS X Mavericks esta tecnologia esta disponível kexts nativas necessárias para 802.11ac

segue abaixo soluções para desktop e notebooks para ter a funcionalidade IEEE 802.11ac presente no seu Hackinstosh confira.

Notebooks

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Desktop/USB

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Pergunta que não quer calar vale a pena investir nesta nova tecnologia wi-fi ?

A resposta é: depende… temos dois fatores:

O primeiro “seu bolso” afinal você esta caminhando para uma nova tecnologia que também por ser nova tem valor elevado de mercado

O segundo fator é quantos aparelhos você possui que abrangem esta nova tecnologia Wifi ?

ex: somente o MacBook que eu comprei suporta IEEE 802.11ac já os outros aparelhos de casa ainda estão na 802.11 G/N.
para realmente compensar a aquisição desta tecnologia é necessário ter vários aparelhos que comportem esse protocolo para usufruir da tecnologia.

Juciano

Asus s4000CA Asrock H67ITX HT i5 3570k SSD 120GB + HD 750GB 8GB Memoria Nvidia GT 630

Posts relacionados

Gigabyte Brix Hackintosh

Juciano

7 de Janeiro de 2018

Artigos, Mac Custom

4 Comentários

Olá meu amigos leitores, estou aqui para trazer uma configuração de hackintosh bem bacana montada em um Gigabyte Brix, sim aqueles computadores compactos. Existem diversos fabricantes que constroem esse tipo de computador entre eles Intel, Asus, MSI e Gigabyte, eu escolhi o Gigabyte exatamente pela marca ter um bom histórico de compatibilidade com hackintoshes, e […]

Continue lendo

Corrigir o TrackPad no High Sierra ( ELAN, FocalTech and Synaptics)

Olá meus amigos leitores, aqui estou eu mais uma vez para relatar uma forma de corrigir o trackpad no High Sierra. Este post não pretende resolver todos os problemas relacionados a trackpad, esse post é destinado a touchpad das marcas . Para outras marcas você pode dar uma olhada no repositório do https://github.com/RehabMan , muito bem dito […]

Continue lendo




Categorias