Você precisa saber (hackintosh)

Juciano

12 de agosto de 2013

Iniciantes, OS X

24 Comentários


Para auxiliar meu caros leitores sobre alguns detalhes importantes sobre hackintosh eu vou escrever agora um pouco sobre a confusão que se tem nesse meio em termos de CD de Boot, Unibeast Distro, iAtkos, Niresh entre outros, que para pessoas que estão começando agora pode confundir muito já que estão migrando do Windows para uma plataforma diferente e ainda lidar com incertezas sobre instalação e meio de realizar a mesma.

Muitos leitores relatam nos comentários que usam iBoot e não tem sucesso na instalação, sem nem mesmo saber que estão utilizando o iBoot em uma versão OS X incompatível. E muitos deles acabam se frustrando com o tortuoso processo e por isso acabam desistindo sem nem mesmo ter um motivo concreto. A pratica hackintosh deve ser algo encarado com muita paciência e perseverança, e claro com pesquisa.

CDs de Boot p/ Hackintosh

snow-leopard-hackintosh- hackintosh

Os Cds de boot tem sua aplicação na maioria das vezes para OS X 10.6 ou seja Snow Leopard, e a maioria deles são para processadores Intel, é o caso do iBoot e iBoot Ivy Bridge que por ser um processador recente da Intel não tem suporte para o Snow Leopard então houve a necessidade de cria esse iBoot especial.

Já o Empire EFI é uma opção para que deseja instalar o Snow Leopard em uma maquina equipada com um processador AMD, você vai encontrar pela internet variações desse nome mas que na essência é o mesmo Empire EFI.

O outro CD de Boot para maquina AMD que você pode usar é o Nawcom, também muito eficiente na tarefa de instalar o Snow Leopard.

Tirando Duvidas

Os CDs de Boot são criados para se usar com um DVD dos OS X limpo, Retail como todos chamam. Mas se desejar usar com uma distro não tem problema a principio.

Distros p/ Hackintosh

iatkos-ml-2 - hackintosh - hackintosh

Distros são versões modificadas do OS X, elas possuem o próprio esquema de boot, fazendo com que não seja necessário o uso de CDs de Boot.

As distros mais conhecidas são as iAtkos e Niresh, a ultima vem sendo produzida desde o Lion, conta com suporte para AMD e Intel, se bem que os casos de sucesso com AMD são escassos.

A iAtkos vem sendo produzida desde do Leopard versão 10.5 do OS X, ela possui compatibilidade com OS X até a versão OS X 10.6.3 Snow Leopard. E atualmente esta com  versão iAtkos ML2 para Intel e iAtkos MLU3 para placas com BIOS UEFI.

Instaladores OS X

OS instaladores OS X são os meio de instalação limpa como dizem, eles criam um instalador a partir de uma imagem da App Store ou mesmo de uma imagem InstallESD.DMG.

Os instaladores são Unibeast, Myhack e Kakewalk, aqui no blog tem tutorial para todos eles, mas para se utilizar esse método é preciso ter em mãos um computador com OS X (hackintosh) ou um Mac Original, por esse motivo as distros acabam sendo mais amplamente divulgadas.

Existe ainda outro instaladores OS X mais com método parecido com os citados acima.

MBR e GUID

MBR e GUID de forma simples podemos dizer que são esquemas de partição para computadores, o MBR é próprio do Windows, por isso as vezes não basta apenas formatar o HD mas sim refazer as partições na hora da instalação no formato GUID.

Se bem que a maioria das distros aceita o formato MBR de particionamento, sendo necessário apenas formatas a partição( não confunda NTFS com MBR)

O OS X pode ser instalado em HDs MBR mas nunca em partição NTFS ok.

É importante lembrar quando se deseja instalar o OS X mas sem perder os arquivos do Windows, você deve procurar um método de instalação que aceite partições MBR e antes de iniciar a instalação criar pelo Windows uma partição para o OS X.

 

Juciano

Asus s4000CA Asrock H67ITX HT i5 3570k SSD 120GB + HD 750GB 8GB Memoria Nvidia GT 630

Posts relacionados

Como instalar o MacOS em um HD externo

MacOS HD externo. Muitas pessoas tem vontade de experimentar o MacOS em seus computadores, porem tem medo de perder as configurações e arquivos presentes no computador Windows, e ainda a incerteza de saber se o sistema vai ou não funcionar. Em maquinas virtuais você pode ter a oportunidade de testar o sistema, porem não é […]

Continue lendo

Como atualizar para o MacOS Sierra sem perdas

Essa semana a Apple lançou a versão final do MacOS Sierra, infelizmente não pude escrever no dia, pois estou em uma semana de provas, porem aqui estou eu para escrever sobre o novo SO da Apple e também mostrar como atualizar seu MacOS de versões anteriores para o MacOS Sierra sem perder nada(arquivos e configurações). […]

Continue lendo
  • Ae, cara bom site.
    Mas eu tenho uma duvida.
    E nos computadores que usam partições formato GPT ao invés de MBR?

  • Luiz Loureiro

    Excelente texto.
    Obrigado, por disponibilizar este conteudo para nos, meros mortais !!! kkk
    Estou tendo problemas na minha instalacao do ML em minha asus P5KC.
    Mas nao desisto !!!

    • Juciano Carvalho

      parece ser uma boa Opção para o Lion

  • matheus

    Muito bom esse artigo sana a duvida de muita gente que ta começando.
    Eu vou voltar a batalha conm os AMDs, já que tenho um E300 com a RADEON HD 6300 no meu note.
    To gostando muito de seus artigos e gostaria de te parabenizar já que te acompanho desde quando o blog era hospedado pelo wordpress.
    Bom trabalho e fica com Deus.

    • Juciano Carvalho

      Obrigado Matheus, tentamos sempre evoluir

Carregando...